Política

Alexandre de Moraes determina quebra sigilo de imagens do Planalto dos atos antidemocráticos

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Moraes pediu a cópia integral da sindicância do GSI sobre a conduta de agentes  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 21/04/2023, às 18h40   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (21), a quebra do sigilo das imagens de circuito interno do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro, momento em que manifestantes invadiram e depredaram o prédio. Moraes também determinou que a Polícia Federal ouça os servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que estavam no local durante a invasão. As informações são do G1.


Moraes é o relator de investigações sobre os atos antidemocráticos. A ação dos servidores do GSI entrou no radar após a divulgação de imagens que mostram o ex-ministro da pasta, Gonçalves Dias, circulando entre os invasores extremistas, que culminou na sua demissão.


"Determino a quebra do sigilo da divulgação das imagens do dia 8/1/2023 do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto em poder do GSI, com o envio a esta Suprema Corte, em 48 horas, de todo o material existente, observada a preservação integral das imagens, que será aferida em posterior perícia, para efeito de preservação da cadeia de custódia", pontuou Moraes. Ainda segundo Moraes, a tomada de depoimento dos servidores pela Polícia Federal é necessária para "aferição das condutas individuais".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp