Política

Bolsonaro pretende fazer "pente fino" em indicados ao TSE para evitar "novo Barroso"

Marcos Corrêa/PR
Presidente do STF, Edson Fachin indicou quatro nomes para o cargo  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 30/04/2022, às 12h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem dito a aliados que pretende fazer um pente fino nos indicados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar o que chama de "novo Barroso", se referindo ao ministro Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-presidente do TSE Luís Roberto Barroso, de quem é desafeto. A informação é da coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo. 

De acordo com a coluna, o Planalto está colhendo impressões dos quatro nomes indicados pelo presidente da Corte, Edson Fachin: Rogéria Fagundes Dotti, Vera Lúcia Santana Araújo, André Ramos Tavares e Fabricio Juliano Mendes Medeiros.

Leia também:

Dos indicados por Fachin, Rogéria Dotti é tida como "lavajatista", oriunda do Paraná. Vera Lúcia é da Associação Brasileira de Juristas e da Frente de Mulheres Negras do DF e do Entorno. André Ramos foi diretor da Escola do TSE na gestão do ministro Ricardo Lewandowski e indicado para a Comissão de Ética Pública da Presidência no governo Michel Temer. Já Fabrício Medeiros advogou para o DEM.

O STF formará uma lista tríplice a partir dos quatro nomes indicados por Fachin e encaminhar à Presidência da República. Cabe a Bolsonaro a nomeação. Pela primeira vez, o TSE sabatinou os candidatos antes de selecionar os indicados.

O escolhido pode ficar com a responsabilidade de ser o relator das ações sobre propaganda eleitoral, mas segundo a coluna, já há articulação no TSE para repassar essa atribuição a outro juiz, para evitar possível conflito de interesses.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp