Política

Deputados governistas comemoram aprovação de reajuste no salário de professores; confira

Divulgação
Vice-líder do governo na AL-BA, Robinson conduziu a votação e foi o relator da matéria  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/04/2022, às 15h25 - Atualizado às 16h05   Victor Pinto e Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Com a rápida aprovação do PL nº 24464/2022 neste sábado (2) pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que autoriza o Estado a reajustar o salário dos professores da rede pública estadual de ensino, os deputados estaduais da base governistas comemoraram o êxito na votação em sessão extraordinária mista, convocada pelo presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD). Com reajuste de 33,24%, Bahia cumpre piso nacional do magistério.

Leia também:

Da base do governador, o deputado Adolfo Menezes (PSD) explicou o motivo da votação ter ocorrido extraordinariamente num sábado. Segundo ele, devido a proximidade com o período eleitoral, restando a partir de hoje seis meses para as eleições, o Estado decidiu se precaver das regras eleitorais baseadas na Lei 9.504/1997, que fica proibido o aumento do salário dos servidores públicos, que ultrapasse a recomposição das perdas salariais, no prazo de seis meses antes da eleição.

"A votação desse projeto num dia de sábado...eu não tenho lembrança de termos uma votação em dias de sábado. Mas, devido aquele projeto da Embasa que passou muito tempo por aqui, sobrestando a pauta, esse projeto já estava aqui há algum tempo também, um projeto que adequa o piso salarial dos professores da Bahia que já foi aprovado pelo Congresso. Em virtude do prazo eleitoral, o governo achou melhor votar logo para não ter nenhuma contestação. Mesmo ele não dando nenhum aumento, está adequando a uma norma federal. Hoje estamos a seis meses da eleição, após isso é vedado aumentos e tudo mais, devido a regra eleitoral. Por isso, tivemos que fazer essa votação no sábado", explicou.

Outro parlamentar governista, o deputado Robinson Almeida (PT) comemorou a aprovação do PL, destacando que se trata de um "compromisso com a educação". Vice-líder do governo na AL-BA, Robinson conduziu a votação e foi o relator da matéria, aprovada por unanimidade pelos demais deputados.

"Essa é uma conquista importante para os trabalhadores da educação. Enquanto muitos governos não cumprem o piso e desrespeitam à educação e os trabalhadores, na Bahia, sob a liderança do governador Rui Costa, damos, mais uma vez, exemplo ao Brasil", destacou.

A medida que viabiliza a concessão do reajuste agora segue para sanção do governador Rui Costa (PT). A estimativa é que a matéria beneficie mais de 17 mil educadores da ativa, entre professores e coordenadores pedagógicos. O percentual de 33,24% deve ser aplicado para alcançar o salário base de R$3.845,63 por 40 horas semanais. 

Quem também comemorou a aprovação foi o líder da bancada do PT, deputado Osni Cardoso. Segundo ele, a adequação é a principal forma de valorização aos profissionais que "ajudam a construir uma Bahia e um Brasil melhor".

“Saindo da votação feliz com a aprovação do reajuste salarial dos professores e professoras. Como educador, sei dos desafios enfrentados dentro e fora da sala de aula e não imaginava resultado que não fosse esse. Votei sim, toda a bancada do Partido dos Trabalhadores também, porque essa é a principal forma de valorização a estes profissionais que ajudam a construir uma Bahia e um Brasil melhores”, declarou Osni. A Bancada do Partido dos Trabalhadores votou sim pela aprovação do projeto

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp