Política

Panorama Salvador 2024: Saiba quais são os possíveis candidatos a vice de Bruno Reis

BNews
Ana Paula Matos, atual vice de Bruno Reis e secretária de Saúde, é o nome mais forte até o momento  |   Bnews - Divulgação BNews
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 08/07/2023, às 05h45 - Atualizado às 08h10


FacebookTwitterWhatsApp

O BNews já fez o levantamento com os 11 nomes que têm ganhado força como possíveis candidatos à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024. Entre eles, está o do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), que aparece em primeiro na lista. Diante disso, surge o questionamento: quem vai concorrer para a vice do atual chefe do Executivo Municipal?

Recentemente, Bruno foi questionado sobre os avanços dos partidos em lançarem seus nomes para a disputa e o gestor avaliou o atual cenário. “No momento certo, no ano que vem, quando decidir se serei candidato ou não, aí vamos abrir essa discussão em relação a vice”, afirmou.

Apesar de o prefeito evitar dar pistas sobre a sua escolha, uma rápida sondagem nos bastidores e um olhar atento aos acontecimentos no cenário político da capital baiana são mais do que suficientes para chegar em nomes que são possíveis candidatos à sua vice. O mais óbvio é o da atual vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos (PDT)

Confira os sete nomes que podem entrar na disputa:

Ana Paula Matos

Ana Paula Matos
Dinaldo Silva / Arquivo BNews

Como supracitado, Ana Paula Matos é o nome mais forte até o momento. A secretária, inclusive, já falou sobre a sucessão na vice de Bruno Reis. A pedetista descartou a possibilidade de não continuar na cadeira para o próximo pleito. "Tenho por direito, por história, esse assento no meu partido [PDT] e não acredito que ninguém vai me empurrar da cadeira", declarou. 

Em outra ocasião, Ana Paula Matos afirmou: “O lugar que eu busco estar hoje é de secretária de Saúde e, se Deus permitir, estarei na posição de vice-prefeita, porque acredito no trabalho de Bruno. Eu tenho que entender que também faço parte dessa gestão”. 

Leo Prates

Leo Prates
Joilson César / BNews

O deputado federal Leo Prates (PDT) tem evitado falar diretamente sobre de ser vice na chapa de Bruno Reis, mas também não descarta a possibilidade, que tem sido ventilada nos bastidores da política de Salvador. Um possível desejo do deputado em se lançar ao posto esbarraria na vontade da atual vice-prefeita, Ana Paula Matos, de se manter no cargo.

Prates já chegou a dizer, em entrevista recente à Rádio Metrópoles, que vai apoiar a reeleição de Bruno Reis em 2024 e que será candidato em 2028 a prefeito de Salvador. É importante pontuar que o parlamentar já foi secretário de Ação Social e de Saúde da capital baiana. 

Informações de bastidores dão a entender que Leo busca a aprovação do prefeito e do antecessor ACM Neto (União) para substituir a atual vice Ana Paula Matos, que também é do PDT, como companheiro de chapa em 2024.

Tiago Correia

Tiago Correia
Arquivo BNews

O nome do deputado estadual Tiago Correia (PSDB) também é um dos que integram a lista. O PSDB planeja apresentar o parlamentar para a vice de Bruno Reis. O partido subiu a pressão junto ao grupo de ACM Neto para garantir mais espaço na chapa majoritária do ano que vem - e, ao que tudo indica, não está disposto a perder esse posto.

Procurado pelo BNews, o presidente do PSDB em Salvador, Carlos Muniz, confirma que os tucanos devem apresentar um nome. "Existe interesse sim. Temos nomes que podem ajudar muito na chapa como Tiago Correia, Cris Correia e vários outros", ressaltou. Ele, contudo, confirma que Correia é o mais cotado no momento.

Tiago Correia já foi vereador de Salvador e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB).

Cris Correia 

Cris Correia
Divulgação / Valdemiro Lopes

Como falou Muniz, que também é presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), a vereadora Cris Correia (PSDB) também pode ajudar muito na chapa. Nascida em Salvador, no bairro de Pernambués, Cris Correia é jornalista graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Eleita vereadora de Salvador em novembro de 2020, com 7.166 votos, ela lidera a bancada do PSDB na Casa e é presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer.

Carlos Muniz

Carlos Muniz
Domingos Júnior / BNews

O nome de Carlos Muniz também é cogitado pelos tucanos como um dos que podem concorrer pela vice de Bruno Reis em 2024. O presidente da Câmara garantiu não se colocar, a princípio, no páreo da vice, e que o seu projeto é a reeleição para vereador. 

Luiz Carlos

Luiz Carlos
Joilson Cesar / BNews

O vereador Luiz Carlos, do Republicanos, já garantiu que o partido é um dos fortes candidatos para vencer a disputa para a indicação da vice. Questionado sobre ser escolhido, o edil admitiu que está disposto a encarar, mas que ainda não pensou na possibilidade

Agora eu não estou com isso no meu radar, estou focado na gestão, não tenho nem tempo de pensar nessa questão ainda. O que está definido em minha cabeça é que serei candidato a vereador. Apesar de ser uma escolha do prefeito, ele vai ter que discutir isso com a base. Se o partido vencer essa batalha e indicar meu nome, eu topo o desafio, mas não é isso que está em minha cabeça".

Alberto Braga

Alberto Braga
Domingos Júnior / BNews

O vereador Alberto Braga, também do Republicanos, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, que tem interesse de ser candidato a vice-prefeito na chapa à reeleição de Bruno Reis em 2024. "Eu me sinto preparado para isso”, garantiu Braga. 

Márcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, já manifestou o interesse da legenda em indicar um vice para compor a chapa do atual prefeito. 

Essa é uma prerrogativa do prefeito de Salvador [escolher o vice] e o Republicanos é um aliado de longa data, então seria uma movimentação natural [ficar a com a vice]. [...] eu conheço Salvador, estou no quarto mandato de vereador, tive uma experiência muito exitosa na Companhia de Governança Eletrônica”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp