Política

Eleição da AL-BA: “Cada problema de sua vez”, afirma Rui Costa 

Arquivo / Manu Dias / Gov
Assunto ainda não está pacificado e tende a esquentar após as eleições municipais   |   Bnews - Divulgação Arquivo / Manu Dias / Gov

Publicado em 24/09/2020, às 11h05   Samuel Barbosa e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Da mesma forma como a coluna Na Sombra do Poder chegou a veicular semanas atrás, o governador Rui Costa (PT) respondeu, na mesma linha, indagações feitas sobre as tratativas da eleição da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia. O petista não quer nem ouvir falar do assunto no atual momento, pois seu foco, do ponto de vista estratégico, está nas eleições municipais. 

A queda de braço do presidente atual, Nelson Leal (PP), que não desistiu das articulações de apresentar um Proposta de Emenda Constituição (PEC) para reativar a reeleição na Casa e assim bater de frente com o nome do PSD para concorrer ao pleito, deputado Adolfo Menezes, tem gerado uma dor de cabeça palaciana nos bastidores. 

“A eleição da AL-BA é fevereiro. Cada problema da sua vez. Vamos buscar serenar os ânimos e encontra solução que seja boa para todo mundo”, disse nesta quinta-feira (24) pela manhã durante vistoria de obras no centro de Salvador.  

O senador Jaques Wagner (PT), em entrevista ao BNews na semana passada, também comentou o assunto e afirmou ser uma situação deliciada vivenciada pela articulação política do governo do Estado. 

Leal, apesar de ter participado de um acordo que selou sua primeira eleição em 2019, desacredita no pacto feito na governadoria com o PT, PSB e PSD. Rui foi o fiador do “casamento”, como ele mesmo sentencia. A vez, em tese, agora, seria da indicação do PSD que tem na sua bancada a unanimidade da indicação de Adolfo. 

Caos não consiga emplacar a PEC, cujo voto seria a aberto e quanto exporia aliados do governador a um constrangimento perante ao chefe do Executivo, Leal e o PP do vice-governador João Leão trabalham com nomes paralelos, mas não devem dar sossego a uma eventual eleição do PSD para comandar, mais uma vez, a cadeira maior do legislativo baiano.

Matérias relacionadas: 

Rui Costa admite que Leão tem causado problema ao negar acordo sobre presidência da AL-BA

"Vou, sim, pleitear reeleição", diz Leal sobre Presidência da AL-BA

AL-BA: Leão ignora acordo e quer PP na presidência para manter equilíbrio na base de Rui: "Não queremos outra secretaria"

Leal acelera articulações e quer derrubar PEC que impede reeleição à presidência da AL-BA ainda durante a pandemia

Com acordo selado para presidir a AL-BA em 2021, Adolfo Menezes rebate argumento de Nelson Leal para reeleição: "Não se sustenta"

Rui é enfático com eleições na AL-BA : “se alguém quer fazer acordo para não cumprir, não me chame”

Wagner afirma que imbróglio sobre sucessão na presidência da AL-BA é prioridade: "Situação delicada"

Rui sinaliza intenção de cumprir rodízio na presidência da AL-BA: "Acordo é acordo"

Deputado Marquinho Viana chama de "retrocesso" tentativa de reeleição de Nelson Leal na Assembleia

Rui esquiva e nega responsabilidade por disputa na AL-BA: "Palavra do governador não é de imposição, é de mediação"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp