Política

‘Tchutchuca do Centrão’: Oposição domina debate no Twitter, revela pesquisa

Reprodução
Termo 'tchutchuca do centrão' esteve presente em debate político no Twitter, em especial pela oposição, revela pesquisa  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/08/2022, às 13h29   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após o youtuber Wilker Leão chamar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “tchutchuca do centrão”, nomes de oposição como o da deputada federal baiana, Dayane Pimentel (UB), contribuíram para o assunto alcançar 94% dos compartilhamentos no Twitter ao final desta quinta-feira (18), segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19). O levantamento foi feito pelo Grupo de Pesquisa do Observatório de Conflitos na Internet (OBSERVA).

Os apoiadores do atual chefe do Executivo não conseguiram obter êxito na tentativa de evitar a propaganda negativa e ocuparam apenas 5,79% dos compartilhamentos sobre o tema nas redes sociais, ainda de acordo com os números do observatório.

O relatório mapeou 78 mil tuítes em um período de pouco mais de cinco horas — entre 13h37 e 17h56 desta quinta-feira (18). Os pesquisadores analisaram e identificaram que o tema correu entre os apoiadores e a oposição de Bolsonaro, os dois grupos responsáveis pelas interações.

Bolsonaro foi defendido por perfis como o do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), entre os destaques dos compartilhamentos. Do lado ‘dominante’, a esquerda política esteve presente em perfis como o do "Desmentindo Bolsonaro".

A levantamento do OBSERVA foi feita pelos pesquisadores Mario Dias (UFPI), Helga De Almeida (UFVASF) e Luiza Jardim (UFMG), responsáveis pelo relatório final e as análises da rede social.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp