Política

VÍDEO: Erika Hilton e Glauber Braga expulsam deputado bolsonarista do Congresso; assista

Reprodução/Redes Sociais
A confusão aconteceu durante um ato pró-Palestina na tarde desta quinta-feira (9)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 09/11/2023, às 19h11   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O conflito entre Israel e o Hamas chegou ao território brasileiro nesta quinta-feira (9), em uma discussão acalorada que resultou na expulsão do Deputado Federal Abilio Brunini (PL-MT) do Congresso Nacional. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A sessão da Comissão de Direitos Humanos, que se concentrava na “Crise Humanitária em Gaza” foi marcada por uma confusão que começou depois que Brunini exigiu a retirada de cartazes em que estavam escritas frases como “não à ocupação de Gaza” e “abaixo o genocídio israelense contra os palestinos”, culminando em uma discussão entre o bolsonarista e os parlamentares Erika Hilton (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ). 

Escoltado pela Polícia Legislativa para fora da sessão, Brunini foi alvo de forte oposição de outros congressistas que o rotularam de “fascista” e “intruso”. 

A deputada Erika Hilton defendeu os cartazes e, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a parlamentar pede para Brunini deixar a sessão, enfatizando a necessidade de respeito e decoro. O deputado, por sua vez, rebate a alegação, dizendo que a sessão era um “ato nazista”. Glauber também foi flagrado expulsando o deputado federal do Congresso. 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Zé Silva (Solidariedade-MG), se comprometeu a realizar a audiência caso um novo requerimento seja feito, mas o segundo momento da sessão com a perspectiva de Israel sobre a guerra foi cancelado após a confusão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp