Saúde

BNews Verão: Confira cinco benefícios da natação infantil

Reprodução/Instagram (@redealphafitness)
O professor de Educação Física Igor Castro informou como a natação infantil pode ajudar no desenvolvimento de crianças  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram (@redealphafitness)

Publicado em 03/03/2022, às 06h15   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Além de ser uma boa opção para se refrescar na época mais quente do ano, a natação é, ainda, uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de crianças. De acordo com o professor de Educação Física Igor Castro, coordenador de atividades aquáticas da Academia Alpha Fitness, o esporte qualifica não apenas a parte física do público infantil, mas também a parte cognitiva, que segundo ele, é muito importante para as crianças.

Leia mais:
BNews Verão: Quais alimentos consumir e o que evitar na estação mais quente do ano

BNews Verão: Saiba como evitar riscos de afogamentos durante a alta estação

Em entrevista ao BNews, o profissional informou que o ideal é que a natação seja iniciada ainda em crianças recém-nascidas. “Com 6 meses a 8 meses, seria uma idade ideal para começar. Na parte aquática a criança consegue assimilar e desenvolver muito mais, haja visto que ela veio do meio aquático, na barriguinha da mãe”, garantiu.

“Com esse desenvolvimento logo cedo, leva a benefícios no crescimento, na inteligência, na cognição da criança, e na forma como ela se comporta, porque ela vai ter outras crianças perto. Então, essa socialização pode levar também a caminhos muito benéficos”, acrescentou Castro.

À reportagem, o professor de Educação Física também destacou cinco benefícios da natação infantil. Confira:

1. Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação infantil auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades da criança, contribuindo para a evolução do equilíbrio, da coordenação dos membros superiores e inferiores e da agilidade. O aperfeiçoamento da coordenação motora permite que a criança se movimente de forma mais controlada e exercite sua força de forma saudável.

2. Previne e combate a obesidade

A natação infantil oferece uma atividade lúdica, física e divertida para as crianças, trabalhando várias partes do corpo sem riscos de grandes impactos e sem que as articulações sejam lesadas. Inclusive, crianças em estágio de obesidade se adaptam bem ao esporte, pois é mais leve em comparação à exercícios como corrida e vôlei.

3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

A prática da natação ensina à criança exercícios que ajudam no controle da respiração para que assim possam nadar. Estes exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, além de aumentar a resistência imunológica do organismo.

4. Previne acidentes

Nadar é uma das habilidades infantis que mais pode vir a calhar. Sabe aqueles feriados em que a família vai curtir uma praia ou piscina? Se a criança souber nadar, a segurança do passeio e a possível prevenção de uma situação adversa é intensificada. Mas, cuidado, saber nadar não é garantia de segurança, é uma prevenção. É importante haver a supervisão de um adulto durante as brincadeiras das crianças em qualquer local.

5. Ajuda na socialização

A prática de esportes facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags