BNews Turismo

BNews Summer: Conheça os melhores parques de Salvador para aproveitar o verão

Dinaldo Silva/BNews
A capital baiana reúne diversos ambientes ao ar livre designados para o esportes e lazer. Por isso, o BNews separou para você uma lista com indicações dos melhores espaços para curtir o verão  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 22/01/2023, às 06h00   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar de Salvador ser uma cidade conhecida pela multiplicidade cultural e por ofertar diversos passeios históricos, incluindo os gratuitos, outros espaços ao ar livre também servem de locais para entreter a família e amigos na capital baiana.

Entre eles, há os parques, que servem como ambiente de encontros, práticas esportivas, piqueniques e outras atividades. Por isso, o BNews separou para você uma lista com os melhores parques de Salvador, para que em um dia de férias, caso você já tenha visitado os pontos turísticos, possa curtir o espaço natural da cidade.

Parque dos Ventos

Localizado na Boca do Rio, na Avenida Otávio Mangabeira, o Parque dos Ventos funciona de segunda a sábado, das 5h às 22h. De acordo com a Prefeitura de Salvador, a ideia principal do local é funcionar como um centro esportivo. No parque, existe tanto os brinquedos de lazer para crianças, com diferentes formatos e cores, como os aparelhos de musculação para o público que deseja praticar os exercícios. 

ventos
Dinaldo Silva/BNews

O destaque do espaço público, que pode ser visto de uma longa distância, é a estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada. Entretanto, para os menos corajosos, há uma ciclovia com três quilômetros de percurso. 

Andressa Telles, de 21 anos, escolheu o local para passear por ser um espaço tranquilo e propício para passeios com animais. “Estava buscando um lugar legal para levar minha cachorrinha e lembrei que, há pouco tempo, tinha aberto o Parque dos Ventos. Como nunca tinha ido visitar e soube que lá era um lugar bem frequentado por ‘aumigos’ e crianças, decidi ir com minha mãe, o namorado dela e Fridinha [nome do pet da jovem]. 

fridinha
A doguinha Frida curtindo no Parque dos Ventos - Reprodução/Acervo pessoal 

A jovem recomenda o Parque dos Ventos por conta do estado dos brinquedos e dos aparelhos no local, já que o ambiente foi inaugurado recentemente, em março de 2020. “Acredito que o que se destaca no momento lá é justamente por tudo ser novo e estar tudo bem conservado. Além da ótima localização, que é beira-mar e próximo ao food park, onde se encontra comidas de todo tipo”. 

Parque Metropolitano de Pituaçu

Como o próprio nome diz, o parque está localizado no bairro de Pituaçu, especificamente na Avenida Netuno, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

O ambiente reúne uma ciclovia de 15 quilômetros, pedalinhos para curtir a lagoa e uma grande área verde reservada para diversas atividades. A estudante de arquitetura Laís Wen, de 22 anos, destacou no parque uma trilha ‘sensitiva’, em que você pode caminhar descalço, de olhos fechados, e ter uma experiência diferente. “Você pode identificar as diferentes texturas no chão, cada etapa dessa trilha é um ‘piso’ diferente, é uma experiência ótima”, descreveu. 

A jovem acrescentou que escolheu visitar o parque por conta da proximidade geográfica de onde reside, e que acha o lugar um bom passeio para fazer com a família. “Tem várias áreas que você pode fazer um piquenique ao ar livre, com mesas de madeira que já ficam disponíveis no parque, fora a tranquilidade de estar em contato com a natureza, com um rio ao lado”. 

pituaçu
Gilberto Júnior/BNews

Por último, a estudante detalhou suas atividades preferidas no ambiente. “Dá para você passear com cachorro, brincar, tem passeios de caiaque, entre outras atividades”, finalizou, elogiando. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Parque da Cidade 

O ambiente, que já foi palco de diversos shows realizados por cantores conhecidos em Salvador, como Tomate e Saulo Fernandes, funciona de segunda a sexta, das 4h30 às 22h. Já nos sábados, domingos e feriados, das 4h30 às 19h. 

Localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Itaigara, o parque possui uma grande área verde, que serve como reserva da Mata Atlântica e pode ser utilizado para piqueniques, práticas esportivas, como frescobol, vôlei e altinha. 

Tiffanie Galvão, estudante de 22 anos, relatou que já aproveitou o espaço para realizar múltiplas atividades. “Já fui ao parque para fazer um ensaio de fotos, descansar a tarde durante as aulas e buscar um espaço para a prática de esportes”. 

parque da cidade
Gilberto Júnior/BNews

Apesar de nunca ter ido a um show no local, a jovem recomenda, principalmente, o espaço da frente do parque. “Para mim, o ponto alto é aquele espaço verde logo na parte da entrada do parque. É agradável e arejado, bom pra ficar ali descansando”, detalhou. 

Parque Lagoa dos Dinossauros 

O local, que foi inaugurado em janeiro de 2021 e está localizado no bairro do Stiep, é uma atração voltada para o público infantil com peças de diversos animais. No local, atualmente há 20 réplicas dos bichanos que viveram na Terra há milhões de anos e servem como passeio lúdico para a criançada. 

Pauline Soares, 28 anos e mãe de uma criança de dois, contou que escolheu o local para entreter sua filha. “Eu não conhecia o espaço. Já tinha visto tanto na televisão quanto nas redes sociais, e decidi levar ela [a filha] para ver os dinossauros.

“Eu achei um passeio bem familiar, tranquilo, e gostei bastante de lá”, relatou Pauline, que ressaltou no local, para além dos dinossauros, o ambiente do parque. “O que se destaca é a lagoa, além de ter bastante verde, o contato com a natureza. Tanto que tem gente que senta no gramado perto da lagoa e fica conversando, brincando, esse contato é muito legal”, elogiou.

dinos
Joilson César/BNews

Salvador, que reúne diversos passeios históricos, também oferece espaços ao ar livre para que você possa realizar atividades esportivas e de lazer que, às vezes, passam despercebidos pelos próprios moradores da cidade. Logo, caso você tenha um tempo livre e queira promover momentos diferentes com a família, fique por dentro de todas as informações e obtenha dicas acompanhando o projeto BNews Summer para ficar ligado sobre o turismo, a saúde e entretenimento. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp