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WTM Latin America encerra edição 2022 com recorde de visitação

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Realizado em São Paulo, WTM Latin America  cresceu 8,7% em número de visitantes na comparação com 2019  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 08/04/2022, às 13h31   Redação BNews


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Corredores movimentados, 565 expositores de 40 países, teatros de capacitação cheios e muita energia positiva marcaram o encerramento da WTM Latin America 2022. Nos dois primeiros dias de evento, a organização registrou a entrada de 10.725 visitantes, número que representa crescimento de 8,7% na comparação com 2019. “O evento reforça os sinais de um futuro positivo para o turismo, com a perspectiva de fechamento de negócios e muitas reflexões sobre a atividade”, comemora Simon Mayle, diretor da WTM Latin America.

Outra conquista importante foi a grande adesão à plataforma de agendamento, que registrou a marcação antecipada de 6 mil reuniões no decorrer dos três dias de evento. Thaís Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação, credita esse resultado a um aprendizado da pandemia. “O latino-americano não tinha o hábito de planejar a agenda antes dos eventos e essa mudança comportamental veio com a participação em eventos virtuais nos últimos dois anos”, pontua. Bianca Pizzolito, gerente de Vendas para o Brasil e a América Latina, acrescenta o ganho que essa mudança comportamental traz para a organização dos fluxos e para a captação de novos negócios, uma das principais premissas do evento.

Nesse sentido, a feira registrou importantes avanços. Um dos mais emblemáticos foi o fechamento de um acordo comercial entre a CVC e a Oktoberfest de Blumenau (SC). A operadora passará a vender ingressos para a maior festa da cerveja das Américas e segunda maior do mundo nas 1.200 lojas próprias e em todas as franqueadas da rede. Nilson Passarin, diretor de Planejamento e Promoção do Turismo da capital brasileira da cerveja comemorou o acordo e o potencial de divulgar os atrativos da cidade para além da festa.

“Tivemos uma visitação muito qualificada durante a WTM e pudemos mostrar os roteiros exclusivos que estamos desenvolvendo. Durante a pandemia, estruturamos a cidade por meio de diversas parcerias público-privadas porque sabíamos que o turismo iria voltar forte”, disse, citando as futuras inaugurações do Museu da Cerveja, do City Tour by Bus e da revitalização de diversas praças que atendem à demanda de moradores e visitantes por desfrutar de momentos de lazer em áreas abertas, entre outras iniciativas.

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Programação técnica

O sucesso do evento se estendeu à programação técnica oferecida nos três teatros temáticos. As 55 palestras, painéis e capacitações apresentaram derivações de temas relacionados aos principais pilares desta edição: Diversidade e Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia. “As histórias contadas e os ensinamentos compartilhados comprovam o poder que o turismo tem de impactar positivamente a vida das pessoas, pontua Mayle.

Para Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da USP, a criação de um comitê e de um espaço dedicado à Diversidade e Inclusão sinalizam uma ousadia que é característica da WTM, além de um alinhamento às tendências. “Pautamos temas que incomodam as pessoas e fazem com que elas pensem. Podemos ser preconceituosos com idade, não enxergar questões de acessibilidade, a inclusão de surdos e de quem tem deficiência intelectual mas, ao divulgar um Manifesto e oferecer um espaço de debate tão privilegiado, a gente planta uma semente com a meta de naturalizar esses assuntos. Quem sabe, daqui a dez anos, a gente não precise mais discutir isso”, pontua.

Gustavo Pinto, conselheiro para Turismo Responsável do evento, também comemorou a estreia de sucesso de um teatro dedicado ao tema. “Tivemos casa cheia todos os dias, muitas vezes para além da capacidade do auditório, e todos os painéis tiveram interação com o público. Percebemos que o agente de viagens volta desse período de crise pandêmica muito interessado no tema de desenvolvimento sustentável”, finaliza.

Temas atuais e urgentes foram debatidos nos três espaços, a começar pela reflexão relacionada às carreiras criativas. Juliana Aranega, diretora de Comunidades Corporativas MCI Brasil; Carolina Yamauti, da Sputnik Educação Corporativa; e Mariana Aldrigui apontaram diversos caminhos possíveis dentro da indústria turística, contanto que se esteja atento a pontos como: a promoção da inclusão nos diversos setores, a construção de um repertório “fora da caixa” e a criação de vínculos verdadeiros. “Fazer mais do que o combinado é de extrema importância para qualquer setor”, defende Juliana.

Já o tema “Famílias e Diversidade” foi explorado por Clóvis Casemiro e Ricardo Gomes, respectivamente executivo comercial e presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; Renato Braga, executivo de contas da Amadeus Brasil; e Vânia Cabral, diretora da Cabral Expeditions. Os participantes compartilharam situações de preconceito vividos em viagens e o trabalho realizado para quebrar esse paradigma, clamando pela urgência no treinamento e compartilhamento de boas-práticas em atendimento. “O público LGBTQIA+ não quer ser tratado melhor que ninguém, apenas ser respeitado”, aponta Vânia.

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Tecnologia e oportunidades

“Pix é um caminho sem volta”, alertou Riva Oliveira, gerente sênior de aquisição do Mercado Pago, na palestra sobre o que o Turismo pode (e deve) aprender com o mundo digital. O executivo mostrou dados e as vantagens do modal de pagamento digital que tem conquistado o consumidor brasileiro. “As pessoas estão cada vez mais confortáveis em utilizar o Pix e, em breve, as instituições financeiras devem começar a premiar quem o utiliza, porque é muito mais barato do que débito ou crédito”, explicou.

Ainda no Teatro de Tecnologia, Cynthia Michels, economista, comunicadora e fundadora do Grupo Vale do Silício, falou sobre Inovação e Criatividade na Era Digital. A pesquisadora social contou sobre sua imersão e o que aprendeu com a experiência. Ao contrário do que muitos pensam, o local que sedia gigantes tecnológicos como Google, Uber, Amazon, é um ambiente muito colaborativo, no qual as pessoas não têm medo de perguntar e de errar, já que isso faz parte do processo de aprendizado. Ela salientou que a tecnologia é importante, mas que não se deve ter medo de ficar para trás. “Temos que ter uma boa relação com a tecnologia que está aqui para facilitar a vida e prestar serviço sem nunca perder a capacidade de se conectar olho a olho”, finalizou.

Sobre a WTM Latin America

A WTM Latin America ocorre anualmente em São Paulo e atrai cerca de 19 mil profissionais de turismo durante três dias de evento. A feira oferece conteúdo qualificado, além de networking e oportunidades de negócios. Em sua nona edição -- a primeira 100% virtual, realizada em 2021 -- a WTM Latin America seguiu seu foco na geração efetiva de negócios e atingiu a marca de 4.200 encontros realizados entre compradores, agentes de viagens e expositores.

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