BNews Pet

Dia Internacional do Beijo: "Lambeijos" de cachorro e gato traz risco para saúde do tutor?

Foto Ilustrativa/Pixabay
No Dia Internacional do Beijo, especialista fala sobre perigos em aceitar lambidas de seu pet  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 13/04/2022, às 14h33   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem cachorro e gato adora as lambidas que nossos pets nos dão. Mas, será que esse comportamento traz risco para saúde dos tutores? Nesta quarta-feira (13), Dia Internacional do Beijo, o BNews conversou com a médica-veterinária Flávia Sampaio que apontou os possíveis riscos e como devem ser feitas as trocas de carinhos com o seu pet de forma segura para ambos.

Riscos para saúde humana

Embora seja comum alguns tutores deixarem os pets darem os famosos "lambeijos" no rosto, a especialista explicou que a boca dos animais tende a ser uma área acumulada por micro-organismos que podem ser capazes de transmitir doenças aos humanos. Ela lembrou, que os animais têm o hábito de fuçar o chão e lamber as próprias patas e genitálias e quando entram em contato direta ou indiretamente com a boca dos humanos, que é uma região de mucosa e mais facilmente penetrável, pode provocar gastroenterites bacterianas ou até parasitárias.

Além disso, a doença da raiva também pode ser transmitida por lambedura em pele lesionada ou em mucosa, mordida ou arranhadura, mas já não é uma doença tão disseminada graças à eficiência na vacinação.

Para crianças, idosos e pessoas com doenças que comprometem o sistema imunológico o alerta é ainda maior, já que esse grupo está ainda mais vulnerável a adoecer se for exposto aos patógenos que podem estar presentes na boca dos animais.

Leia Mais:

Vacinação: Saiba como proteger cães e gatos
Estudo aponta que lambida de cachorro pode disseminar superbactérias mortais; entenda
Veja quais os riscos do açaí para seu cachorro e entenda o porquê o alimento é tóxico

Prevenção

A demonstração de carinho, porém, não deve parar. Uma das principais coisas que reduz significativamente os riscos de transmissão de doenças é a vacinação em dia e também a vermifugação na frequência adequada.

Troca de carinhos em segurança

A médica-veterinária deu algumas dicas para que o tutor e seu animal de estimação possam continuar demonstrando afeto sem que haja risco para saúde de nenhum deles. Flávia explicou que, além dos cuidados profiláticos do animal, o cuidado diário de higiene oral, como escovação dos dentes e antisséptico bucal ajuda nesse processo.

Além disso, o consumo de petiscos e rações que ajudam na prevenção dos cálculos dentários, também conhecidos como tártaro, são fatores importantes para diminuir o risco de transmissão de doenças. A higiene geral também de limpeza das patas após retornar dos passeios, descarte dos dejetos, banhos com a frequência recomendada pelo veterinário, também auxiliam na segurança do humano e do pet.

Flávia ainda lembrou: "Os nossos cuidados de higiene geral também são essenciais, como lavar a mão após brincar com os pets, antes de se alimentar ou colocar a mão na boca".

Como eu posso demonstrar carinho para meu pet?

A demonstração de afeto entre humanos é diferente dos pets. Para nós, abraços, beijos e colo são formas de demonstrar carinho, porém, cães e gatos preferem lamber seus donos para exibir todo seu amor. As lambidas, no entanto, não precisam ser evitadas se não forem nas regiões de mucosas.

Segundo a médica-veterinária, há outras formas de demonstrações de afeto na relação com os pets, como passear, brincar, escovar os pêlos, fazer carinho na barriguinha, estimular a caça e alimentar de formas lúdicas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp