BNews Pet

Por que cachorros correm atrás das motos? Especialista faz alerta sobre esse comportamento

Foto Ilustrativa/Pixabay
Especialista explica por que os cachorros correm atrás das motos nas ruas  |   Bnews - Divulgação Foto Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 05/05/2022, às 11h00   Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O curioso comportamento dos cachorros que correm atrás das motos intriga alguns motociclistas e pessoas que já presenciaram a cena nas ruas, e, principalmente, sempre rende alguma risada. A zootecnista e doutora em ciência animal, Ana Carolina Ferreira, explicou ao BNews que apesar do comportamento entre cães sere comum, a reatividade exagerada nāo é exatamente normal. 

Alguns cães, segundo a especialista, têm uma tendência maior a desenvolver essa reatividade, contudo, a ação também pode estar associada ao retorno dado pelos tutores diariamente. De acordo com Ana Carolina, algumas pessoas, muitas vezes, acreditam que estão repreendendo um comportamento inadequado do cachorro de forma correta, mas acaba estimulando esses hábitos indesejáveis. 

"O cachorro entende aquela atenção dada a ele naquele momento como um reforço a este comportamento reativo e continuará. Sendo assim, gritar por exemplo, é uma atitude ruim nesses casos", explicou a especialista..

Outra justificativa para essa ação também é a de que muitas vezes o cachorro nāo teve uma socialização adequada quando filhote, alguns nem sequer viram uma moto. Então, após crescer, ele podem desenvolver este comportamento.

Leia Mais:

Cachorro corre atrás de carro e implora para ser adotado; veja vídeo
Cachorro de rua salva mulher atacada por assaltante; veja vídeo
Cachorro corre atrás de assaltante e ajuda policial a prender criminoso

A fixação dos cães com motos pode ser perigoso tanto para os motociclistas, como para os próprios doguinhos. Por isso, é importante que os donos façam um trabalho de desensibilização deste estímulo. Os papais de pets podem usar um petisco ou qualquer outra forma de recompensa que funciona para aquele cachorro em específico, como por exemplo, carinho ou elogio. 

Ana Carolina  explicou que o dono deve usar um petisco ou qualquer outra forma de recompensa que funciona para o animal como, por exemplo, carinho ou elogio. O humano fará isso a cada vez que vir a moto, promovendo dificuldades progressivas, à medida que o cão evolui no seu controle de impulsos.

Além disso, também é importante fornecer atividades que promovam um cansaço físico e mental adequado. Um cão com suas necessidades plenamente atendidas têm menos chances de ter esse tipo de comportamento. Carolina alertou: "É importante que os tutores nāo ignorem este mau comportamento e atuem no sentido de desensibilizar este estímulo no cão".

Para tentar cessar esse comportamento do cachorro, alguns motociclistas utilizam uma forma arriscada de despistar os cães. De acordo com alguns relatos, esses motoqueiros "levantam as pernas e aceleram", o que faz com que alguns cachorros interrompam a perseguição e não mordam os humanos. Contudo, a zootecnista  não aconselha esse tipo de atitude e alerta: "Uma mordida nāo é boa pra ninguém. Para o cachorro também nāo porque seria mais um reforço por este comportamento". 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp