BNews Pet

Bola de pelo em gatos: Saiba como ela se forma e como evitar que seu pet sofra com isso

Ilustrativa/Pixabay
Especialista explica como evitar bola de pelos em felinos de estimação  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Pixabay

Publicado em 07/06/2022, às 11h15 - Atualizado às 11h25   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Se você é tutor de gato, certamente sabe o significado de bola de pelo, não é mesmo? Como já sabem, bolas de pelos são formadas no trato gastrointestinal dos gatos, devido ao seu hábito higiênico de lambedura. Nesse processo os bichanos acabam engolindo uma quantidade considerável de pelos, que podem provocar desde vômitos, desidratação, gastrite e até mesmo obstrução intestinal em casos graves.

Como podemos evitar isso? Hoje te daremos 4 dicas de como prevenir esse problema.

Escovação

Os bichanos são animais extremamente limpos e passam horas do dia se lambendo. Durante esse hábito de limpeza, os “pelos mortos” se despreendem e o gato acaba ingerindo esses pelos, principalmente gatos de pelos longos. Com a realização da escovação regular, esses pelos saem na escova e diminui a quantidade de pelos ingeridos.

Leia Mais:

Mulher aproveita de forma inusitada pelos de gato após escovação; veja vídeo
Seu gato fica ofegante? Saiba o que pode ser e como agir quando o felino apresentar essa reação
Especialista explica quando a perda de pelos em cães e gatos pode ser patológica

Alimentação

Uma alimentação de qualidade com fibras insolúveis e não fermentáveis ajudam no processo digestivo, aumentam o peristaltismo intestinal e diminui as chances de problemas. Já temos rações específicas disponíveis no mercado para animais que apresentam esse problema de maneira recorrente.

Ingestão de água

Gatos são animais conhecidos por terem uma difícil relação com a ingestão de água e isso influencia e muito nos problemas com as bolas de pelos! Quanto mais água seu gatinho bebe, melhora o transito intestinal e diminui as chances de problemas. Uso de fontes, comidas úmidas e mais vasilhas de água espalhadas pela casa pode ajudar com esse problema!

Suplementos

Hoje temos disponíveis no mercado produtos específicos para diminuir a formação de bolas de pelos, a base de malte e óleo de peixe, que lubrificam os pelos ingeridos e facilita sua saída pelo trato gastrointestinal.

Lembrando que em caso de vômitos, dificuldade de defecar, dor abdominal ou qualquer outro sinal clínico, procure um veterinário imediatamente!

* Texto da Dr. Mylenna Souza, da loja Miauz. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp