BNews Pet

Por que os cães parecem correr enquanto dormem? Especialistas explicam

Reprodução
Para muitos tutores os movimentos são causados pelos sonhos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 12/05/2022, às 09h04   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Quem nunca ficou curioso para saber o por que dos movimentos dos cães enquanto dormem? Eles latem ou movimentam as pernas como se parecessem correr. Para muitos tutores eles estão sonhando, como no caso do Pastor Alemão June que enquanto dormia movia os membros como se estivesse chutando.

"Quando ele está dormindo, às vezes suas pernas se movem agressivamente, freneticamente, como se ele estivesse correndo em uma esteira invisível", diz seu dono, Wudan Yan, que mora em Seattle. "Ele está sonhando em perseguir esquilos e coelhos”, completa.

O que realmente acontece com os cães enquanto dormem para ter esse tipo de comportamento? Para o neurocientista Mark Frank , professor da Washington State University que estuda o papel do sono em animais, esses empurrões musculares involuntários, chamados mioclonia , são comuns em cães e humanos, e é assim que os membros e as patas de um cachorro tremem ou se movem repetidamente durante o sono. É mais frequente durante o sono REM, estágio do sono está associado aos sonhos vívidos, experiências estranhas e coloridas.

Leia mais:

Gambá ferida pede ajuda à ONG para salvar filhotes; assista

Seis gatos intrigam tutora por reunião em corredor: "parecendo uma seita"; assista e entenda motivo

Cachorro tenta “salvar” noivo de casamento mas acaba derrotado em cerimônia; assista

De acordo com a CNN, um estudo publicado na revista acadêmica Physiology & Behavior, em 1977, afirma que os cães dormem cerca de 12% de suas vidas na fase REM.Digite seu e-mail para se inscrever no boletim informativo Five Things da CNN.

 “Não podemos dizer conclusivamente que os cães têm experiências como as nossas quando sonhamos, mas é difícil não imaginar que eles tenham.”

Quando o movimento durante o sono se torna mais elaborado, pode estar ocorrendo mais do que apenas mioclonia. "Correr enquanto dorme não é tão comum", diz Frank. "Existe um mecanismo no cérebro que o paralisa ativamente do pescoço para baixo. É um fenômeno fascinante, e é o que normalmente impede você de agir em seus sonhos."

Danos por distúrbios neurológicos também podem afetar a capacidade do cérebro de paralisar o corpo durante o sono. Para os humanos, um grande aumento na agitação durante o sono pode ser um sinal de alerta precoce da doença de Parkinson, disse Frank. Se você vir a mesma coisa em seu cão, ele observou, vale a pena levá-lo ao veterinário.

Já um estudo, publicado na revista Scientific Reports, em 2017, descobriu que os cães podem usar seus momentos de soneca para reforçar memórias estabelecidas enquanto estão acordados. É nisso que acredita o professor emérito de ecologia e biologia evolutiva da Universidade do Colorado em Boulder e autor de “ Canine Confidential: Why Dogs ” Faça o que eles fazem, Marc Bekoff. Quando os cães dormem, “não há razão para não acreditar que eles não estão revivendo algum tipo de experiência anterior”

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp