BNews Pet

Tutor fumante põe em risco saúde do pet; entenda

Reprodução
Elementos químicos do cigarro são prejudiciais aos animais de estimação e podem causar até câncer neles  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 13/05/2022, às 11h50   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Sabia que os pets podem ser fumantes passivos? Isso porque o cigarro dos tutores fumantes prejudica o aparelho respiratório dos cão e podem ajudar no desenvolvimento de doenças, inclusive câncer.

De acordo com o site Agrovale, tumores nos pulmões e no nariz são mais frequentes em pets que moram em casas onde a nicotina é utilizada, fora as doenças mais comuns como as alergias e as irritações oculares. Além disso,  eles podem desenvolver lesões na pele por causa da fumaça inalada. Assim como os humanos, os animais se tornam fumantes passivos ao conviver com fumantes.

Leia mais:

Não sabe como adaptar o animal de estimação ao novo lar? Confira dicas

Sorte grande: Gatinhos abandonados são resgatados e mudam de vida

Fofurômetro: Cachorrinhos arteiros ganham a internet brincando de esconde-esconde

Os cães e gatos ficam mais propícios às doenças já que absorvem mais os elementos químicos do cigarro, pois estão o tempo todo se lambendo. E não é preciso uma grande quantidade de fumaça para prejudicar os pets. As doenças que acometem os animais por conta da nicotina são graves. Entre elas: bronquite, conjuntivite, obesidade, tosses crônicas, lesões na pele e olhos, pneumonia grave, alergias diversas e câncer na boca, nariz e pulmão.

Para minimizar a intoxicação por nicotina nos animais, a solução mais benéfica seria parar de fumar. Se isso não for possível, evitar fumar perto do pet é fundamental, lavar as mãos após o uso da nicotina e trocar as roupas frequentemente podem ajudar a prevenir os riscos.

Não esquecer de visitar o veterinário para avaliação da saúde do bichinho também é essencial para mantê-lo seguro e saudável por muitos anos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp