BNews Pet

Vídeo: Esquiadora leva cachorro para o pódio nas Paralimpíadas

Reprodução/Paralympic Games
Carina Edlinger, que é deficiente visual, levou o seu seu cão-guia, Riley para o pódio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Paralympic Games

Publicado em 10/03/2022, às 14h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A austríaca Carina Edlinger, que é deficiente visual, levou o seu seu cão-guia, Riley, para o pódio dos Jogos Paralímpicos de Inverno, nesta quarta-feira (9), em Pequim, na China. Carina levou a medalha de ouro no esqui cross country.

Os cães-guias são comuns na comunidade paralímpica. Em 2016, uma remadora do Canadá chegou a subir ao pódio da Paralimpíada do Rio com seu cachorro. Pórem, por conta das pequenas chances de classificação, os cãos-guias são raros nas Paralimpíadas de Inverno. No esqui o guia vai na frente, com um comunicador, orientando o atleta, que vai atrás, diferente do atletismo, em que os guias correm ligados ao atleta paralímpico por uma cordinha. Além disso, cegos e pessoas com graus diferentes de comprometimento de visão competem juntos.

Leia também:

Com de 1,5% a 2% da visão, Edlinger é uma das atletas em Pequim com maior comprometimento da visão, e depende do cão-guia para atividades do dia a dia. Por isso, segundo ela, levar o cão guia Riley para a China era essencial, o que exigiu um aval especial da China.

"Se meu cachorro não pudesse entrar na China, eu voaria diretamente para casa. Portanto, não foi a tarefa mais fácil para o Comitê Paralímpico [Internacional]. É meio complicado, mas ele me ajudou não apenas a encontrar meus caminhos, mas também emocionalmente nos últimos dias. Mesmo quando você tem um dia ruim, seu cachorro ainda vem até você e quer receber carinho. Então ele é mais do que ouro. Ninguém pode torcer ou gritar tanto por mim", disse ela, depois do pódio.

Leia mais

Moradores relatam surto de doença em gatos em bairro de Salvador; prefeitura nega
Vídeo: Cadela é agredida com cabo de vassoura por idoso em Brotas; animal está em adoção
Cachorros morrem após serem arremessados de apartamento em Canabrava

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp