Coronavírus

Salvador ganhará mais três leitos de UTI pediátrica na próxima semana

Vagner Souza/BNews
"Determinei que nós abríssemos mais 10 leitos pediátricos. Temos 20, vamos para trinta", destacou o prefeito Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 06/01/2022, às 10h55   João Brandão e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) comentou na manhã desta quinta-feira (6) a situação da taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados para o atendimento de crianças com Covid-19 na cidade.

O índice alcançou a marca de 100% há dois dias e retrocedeu a 85% na última quarta-feira (5). Durante conversa com jornalistas, Reis adiantou que mais três leitos pediátricos serão abertos no Hospital Municipal na próxima semana.

"No início, meados da próxima semana, vão estar funcionando. Lá nós temos sete leitos de UTI pediátrica. Vamos para dez", contabilizou. Reis também adiantou que a prefeitura está tentando ampliar a capacidade, aprofundando a parceria com o Hospital Martagão Gesteira.

Assim, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (PDT), se reunirá com a organização ainda nesta quinta para articular essa operação.

"Determinei que nós abríssemos mais 10 leitos pediátricos. Temos 20, vamos para trinta. Com isso, estamos aumentando em 50% nossa capacidade", reforçou Reis. Prates, anunciou, durante participação no programa Balanço Geral, da RecordTV Itapoan, que a abertura das novas vagas havia sido autorizada pela prefeitura. 

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde aproveitou para fazer um apelo para que a população continua se cuidando e, principalmente, se vacinando. Na última quarta-feira (6), o Governo Federal anunciou que não pretende mais cobrar prescrição médica para vacinar crianças de cinco a 11 anos contra o novo coronavírus.

Anteriormente, a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, já havia adiantado - assim como outros secretários estaduais de Saúde - que não implantaria a cobrança. Ao BNews Agora, programa da Piatã FM, Paim disse que a imunização contra a Covid-19 para a faixa etária deve começar na segunda quinzena de janeiro.

Contudo, o início depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde (MS).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp