Eleições / Eleições 2022

Após reunião, Neto acena desejo por MDB e partido indica posição; saiba mais

Roberto Viana/Arquivo BNews
MDB ainda não decidiu o rumo para as próximas eleições  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/Arquivo BNews

Publicado em 26/03/2022, às 19h06 - Atualizado às 19h30   Victor Pinto e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O futuro do MDB nas eleições estaduais baianas segue indefinido. No entanto, uma reunião entre o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o pré-candidato de oposição, ACM Neto (União Brasil), trouxe algumas novidades ao cenário de negociação.

A reunião foi um sinal de ACM Neto ao partido de que o interesse em manter o partido em sua base ainda existe. Ao recebê-lo, o MDB avisou a ACM Neto que ainda não há nada fechado com Rui Costa e a bancada do governo. Portanto, apesar das aproximações recentes, ainda é possível manter o partido onde está.

Leia também: 

A equação é complicada. O MDB tem muito interesse na chamada nominata, que é a lista de nomes de candidatos e candidatas a deputados federais e estaduais que poderiam se filiar o partido para montagem de uma base concreta na Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados.

Até o momento, somente o governo, na figura do governador Rui Costa, apresentou opções,. Uma delas é o ex-secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, atualmente sem partido e um nome que deve ser forte nas eleições para deputado federal.

Isso pesa a favor do governador, que ainda vem oferecendo o a vice-governadoria ao partido. Nomes como Rodrigo Hage, prefeito de Itapetinga; Marise Chastinet, secretária de Ordem Pública em Salvador; e o presidente da Câmara de Vereadores soteropolitana, Geraldo Júnior, são algumas dos elegíveis para a missão. 

O caso de Geraldo é ainda mais emblemático e o nome mais provável de ser indicado. Seria um contragolpe do governo do Estado ao grupo de Neto, que conseguiu levar o vice-governador João Leão (PP) e seus aliados para o seu lado na eleição. Leão será candidato a senador. 

Levar Geraldo Júnior também seria um aceno do grupo do pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT) a Salvador para as eleições municipais em 2024.

Desde que as peças do xadrez político baiano começaram a se movimentar para a composição das chapas majoritárias, o MDB tem ganhado destaque como um verdadeiro "Rei" no jogo de tabuleiro, se deslocando em casas das mais variadas direções, tanto pelo peso do partido quanto pela disponibilidade de importantes quadros com peso eleitoral serem pretendidos para compor chapa. 

Veja também:

A novela continua sem definição, mas os episódios devem se aquecer cada vez mais durante as próximas semanas. Vale lembrar que a janela partidária, período em que deputados estaduais e federais, além de senadores e governadores, podem mudar de legenda sem correr o risco de perder o mandato, fecha já no dia 1º de Abril.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags