Eleições / Eleições 2022

Conheça a trajetória de Luiz Caetano, que disputa vaga na chapa do PT para governador

Luiz Caetano - Arquivo/BNews
Luiz Caetano foi um dos três petista mencionados por Wagner como concorrentes a encabeçar a chapa  |   Bnews - Divulgação Luiz Caetano - Arquivo/BNews

Publicado em 08/03/2022, às 21h38   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), foi citada nesta segunda-feira (7) pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) como um dos três nomes cotados para assumir a cabeça da chapa petista ao Governo da Bahia. 

Reviravolta

O cenário, que após a desistência de Wagner de concorrer a governador se desenhava com Rui lançando candidatura ao Senado e o senador Otto Alencar (PSD), da base aliada, como postulante ao Palácio de Ondina, mudou completamente ao ser anunciado pelo parlamentar petista que um colega de partido assumiria seu lugar no pleito. 

Leia também:

Além de Caetano, Wagner mencionou os nomes do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho

Moema, Jerônimo, Caetano
Moema Gramacho, Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues, nesta ordem (Crédito: Montagem/BNews)

Caetano

O titular da Serin nasceu em Central, na Bahia, e é farmacêutico bioquímico por formação. Primeiro envolvimento na política partidária aconteceu em 1980, quando filiou-se ao extinto PMDB - hoje MDB -, legenda em que ficou até 1988. Pelo partido, foi vereador de Camaçari, de 1982 a 1985, e prefeito da mesma cidade a partir da eleição seguinte. 

Leia também:

Antes de ingressar na vida pública, Luiz Caetano trabalhou à frente de associações comunitárias, movimentos populares, sindicatos e entidades que lutavam contra a Ditadura Militar, encerrada no Brasil em 1985. 

Além do PMDB, Caetano passou pelo PCdoB e PSDB antes de se juntar ao Partido dos Trabalhadores, em 1998. 

Em 2001, voltou à Câmara Municipal, mas não concluiu o mandato, porque lançou candidatura a deputado estadual e foi eleito. Em 2005, voltou a comandar o Executivo de Camaçari por oito anos. Deixou a gestão em 2012 e em 2015 foi eleito deputado federal.

Não se candidatou nas eleições de 2018 porque foi condenado em 2016 a oito anos de inelegibilidade por supostas irregularidades em contratação de empresa quando foi prefeito. Em agosto de 2018, quando já não era mais possível lançar concorrência ao pleito, a Justiça suspendeu a decisão.

Caetano também já foi denunciado por fraude em licitação na Prefeitura de Camaçari. "Armaram contra mim", comentou ele, ao BNews, sobre os casos. 

Ele comanda a Secretaria de Relações Institucionais desde maio de 2021. Ao BNews, Ele indicou interesse em encabeçar a chapa. 

"Me sinto muito honrado e, se eu for o escolhido, darei o meu melhor na campanha para que possamos continuar o trabalho que teve início com Wagner e seguiu com Rui. Mas os nomes de Jerônimo e Moema também são fortes e qualquer um dos três é uma ótima escolha", concluiu. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp