Eleições / Eleições 2022

Saiba quem é Moema Gramacho, cotada como candidata do PT ao Governo da Bahia

Moema Gramacho - Vagner Souza/BNews
Além de Moema, foram mencionados por Jaques Wagner os secretários estaduais Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues  |   Bnews - Divulgação Moema Gramacho - Vagner Souza/BNews

Publicado em 07/03/2022, às 21h33   João Brandão e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), foi citada nesta segunda-feira (7) pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) como um dos três nomes cotados para assumir a cabeça da chapa petista ao Governo da Bahia. 

Reviravolta

O cenário, que após a desistência de Wagner de concorrer a governador se desenhava com o atual chefe do Executivo baiano, Rui Costa (PT), lançando candidatura ao Senado e o senador Otto Alencar (PSD), da base aliada, como postulante ao Palácio de Ondina, mudou completamente ao ser anunciado pelo parlamentar petista que um colega de partido assumiria seu lugar no pleito. 

Leia também:

Além de Moema, Wagner mencionou os nomes dos secretários estaduais de Educação, Jerônimo Rodrigues, e de Relações Institucionais, Luiz Caetano

Moema, Caetano e Jerônimo
Moema Gramacho, Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues, nesta ordem (Crédito: Montagem/BNews)

Moema

Dos três, a prefeita de Lauro de Freitas é a mais antiga no Partido dos Trabalhadores e está na legenda desde a sua fundação, em 1980, e antes mesmo do seu registro, que ocorreu somente dois anos depois. 

Leia também:

“Cresci no Pelourinho, sou química, bióloga e fui operária de fábrica durante 20 anos. Por ter sido sindicalista na fábrica, junto a Wagner, Rui e outros companheiros, ajudei a fundar a Central Única dos Trabalhadores na Bahia e ajudei também a fundar o PT”, contou ela, em entrevista ao BNews.

A primeira candidatura de Moema foi a vereadora em Salvador, em 1992. Não foi eleita, mas ficou na primeira suplência. Chegou a concorrer outras vezes para o mesmo posto, sem sucesso. 

Seu primeiro cargo na política foi em 1997, como deputada estadual. Ficou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) por três mandatos, mas não completou o último deles porque lançou candidatura à Prefeitura de Lauro pela primeira vez. 

Em 2005, assumiu como prefeita e, quatro anos depois, se reelegeu. Assim que deixou o Executivo municipal, após dois mandatos, Moema foi nomeada, durante o governo de Wagner, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

Em 2014, foi a primeira mulher no PT da Bahia a ser eleita deputada federal. “Em 2016, surgiu o convite para ser candidata a prefeita de Lauro novamente e estou aqui até hoje, com mais uma reeleição, em 2020”, relatou. 

Atualmente, Moema Gramacho é também vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, integra a direção da Associação Brasileira dos Municípios e é presidente do consórcio da Policlínica Regional de Simões Filho. 

“Quero ressaltar a importância dos outros dois nomes [de Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues]. São companheiros, amigos meus e guerreiros. Qualquer um desses dará uma boa sequência ao projeto iniciado por Wagner e que hoje é tocado por Rui”, concluiu.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão! 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp