Eleições / Eleições 2022

PC do B se sentiu traído após PT tomar vaga na suplência de Otto Alencar; entenda

Foto: Joilson César/BNews
PC do B ficou sem nenhum cargo na chapa majoritária após o PT tomar vaga  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 12/07/2022, às 07h18 - Atualizado às 07h20   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A indicação do ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa (PT), para o cargo de 1º suplente do Senador Otto Alencar (PSD) em sua tentativa de reeleição ao Congresso Nacional não pegou bem para os outros dois partidos da federação formada por PT-PV-PC do B. Os comunistas, principalmente, se sentiram traídos e desvalorizados com a decisão anunciada pelo Partido dos Trabalhadores.

Terence tentou colocar panos quentes e afirmou que a decisão por seu nome não provocaria divergências dentro da base, mas o fato é que o clima não está dos melhores, como relataram figuras políticas escutadas pelo BNews. O PV havia indicado Ivanilson Gomes para o posto, enquanto o PC do B apostava em Augusto Vasconcelos, vereador de Salvador.

Após a decisão, a reunião da federação na Bahia, outrora agendada para a última segunda-feira (11), foi adiada. O BNews ainda escutou que a decisão tomada pelo PT contrariou o próprio Otto Alencar, que concorre ao cargo. Atual líder nas pesquisas de intenção de votos, Otto é um dos nomes cotados para assumir o Ministério da Saúde em caso de eleição de Lula (PT) à presidência. Portanto, o cargo de primeiro suplente é um sério candidato a assumir o mandato caso a dobradinha se confirme nas eleições do dia 2 de outubro.

Tanto PV quanto PC do B teceram críticas públicas à condução do PT na escolha e anúncio do nome de Terence Lessa. O diretório estadual do PCdoB reagiu logo após a notícia da indicação do ex-prefeito de Ibotirama.

Por meio de nota, a sigla negou que a indicação do nome de Lessa tenha ocorrido de forma unânime e afirmou que não foi consultada a respeito. "Apenas fomos comunicados de uma decisão que deveria ter passado por um debate na Federação (PT-PCdoB-PV) e pelo conjunto dos partidos da base aliada do governo do estado", contestou.

O PV também se manifestou via comunicado. Em nota, Ivanilson Gomes, que é presidente da legenda na Bahia, alegou ter sido pego de surpresa com anúncio, que aconteceu durante o PGP em Jacobina, no último domingo (10).

“Participávamos da discussão sobre a definição da suplência, e nos foi pedido, assim como aos outros partidos da base, nomes que trouxessem capilaridade no interior do estado. O presidente do PT Bahia, nos disse inclusive que considerava justo que a suplência viesse de outros partidos que não o PT”, disparou Ivanilson.

O Partido Verde aproveitou para deixar um recado claro ao publicar que torce para que a indicação de Terence sejam apenas especulações, caso contrário, "a candidatura de Otto passa a ser responsabilidade única e exclusiva do PT, e entenderemos a mensagem".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp