Eleições / Eleições 2022

Prefeito do PP troca deputado do partido por líder do governo na AL-BA; confira

GOV/BA
Governador Rui Costa (PT) e o pré-candiato ao governo, ACM Neto (UB), disputam quem leva mais prefeitos do PP para suas respectivas bases de apoio  |   Bnews - Divulgação GOV/BA

Publicado em 13/04/2022, às 16h39 - Atualizado às 17h37   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio a disputa do governador Rui Costa (PT) com o pré-candiato ao governo, ACM Neto (UB), para saber quem leva mais prefeitos do PP para suas respectivas bases de apoio, mais uma vez o chefe do Executivo saiu na frente do ex-prefeito de Salvador ao manter ao seu lado o prefeito da cidade de Potiraguá, Jorge Cheles (PP).

Leia também:

De acordo com o portal Políticos do Sul da Bahia, Cheles trocou o deputado estadual Robinho (PP) pelo líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT).

O gestor, inclusive, esteve presente na terça-feira (12) ao lado de Rosemberg e de Rui, em evento do Governo do Estado realizado no Parque de Exposições.

No evento, Rui atraiu dezenas de outros prefeitos baianos para a entrega de máquinas agrícolas, assinaturas de convênios na área de infraestrutura e lançamento do Plano Estadual para a Economia de Hidrogênio Verde.

À noite, já no Hotel Fiesta, o ex-secretário de educação e pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu quase 100 prefeitos, onde foi revelado pesquisas internas realizadas pelo partido em relação ao desempenho de Jerônimo na disputa pelo governo. 

Mais de política:

Sobre o assunto, o deputado estadual Robinho (PP) afirmou ao BNews que não possuía vinculo político com o prefeito Jorge Cheles e que, na verdade, mantinha apenas uma relação partidária com o gestor, mas sem "nunca terem conversado". 

"Teve um grupo de pessoas em Potiraguá que votou comigo, mas o prefeito, nas eleições passadas, votou em Sandro Régis. Quem votou comigo foi o vice-prefeito Elias e um grupo ligado ao prefeito.Eu nunca conversei com ele, nunca fiz nenhum acerto com ele, ja fiz investimentos no município, mas o comprimisso político dele era com Sandro Régis", explicou Robinho.

O deputado comentou ainda a disputa por prefeitos do PP por parte do Governo do Estado e a oposição. Segundo ele, o governo quer mostrar uma força "de uma forma ilusória".

"Eles estão enganando a si mesmos. Os prefeitos estão usando o dinheiro do governo e daqui a quatro meses eu te respondo. Não só Jorge, mas como vários prefeitos. Eles estão aproveitando a oportunidade, porque prefeitos e deputados nunca tiveram valor nenhum para o governador, eles foram usados e agora vão dar o troco. Em agosto você vai ver", completou.

Em contato com o BNews, o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto, afirmou que tem tido conversas com vários prefeitos da Bahia, inclusive do PP, para manterem apoio ao governador e à pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues. 

"Os prefeitos [do PP] decidiram apoiar o governador Rui Costa e continuar na base e apoiar a candidatura de Jerônimo. Eu tenho conversado com alguns prefeitos da minha região e com isso há sempre a expectativa de apoio. Na realidade, o prefeito Naeliton, de Itapé, já tinha declarado apoio a minha candidatura, antes mesmo do rompimento do PP com a base do governo. Eu já tinha uma relação com diversos prefeitos do PP, a exemplo dos gestores de Itororó e Nova Canaã", disse, destacando sua relação com os prefeitos.

"Sobre Potiraguá, é uma discussão que está em andamanto. Tenho conversado com ele uma vez que o deputado que ele apoiava fez um rompimento com o governo. Com isso, tenho conversado e há uma possibilidade imensa, uma vez que eu sempre fui votado em Potiraguá. Estamos trabalhando para construir essa pactuação", afirmou Rosemberg.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp