Polícia

Umbuzeiro: conheça médica baiana presa com família que fez patrimônio de R$ 50 milhões com venda de maconha; confira

Reprodução/TV Globo
Com 29 anos, médica baiana exibia vida confortável nas redes sociais a partir do lucro da venda de maconha  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 05/03/2024, às 13h26


FacebookTwitterWhatsApp

Com um patrimônio de mais R$ 50 milhões, a família Umbuzeiro foi alvo de uma operação feita pela Polícia Federal no sertão da Bahia. Os agentes investigam o tráfico de drogas na região e desarticulou a quadrilha em família, que possuía bens como fazendas e imóveis de luxo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dentre os presos está a filha mais velha, Larissa Umbuzeiro, que é médica, e dava orientações estéticas nas redes sociais. Com 29 anos, ela exibia uma vida confortável custeada pela venda de maconha, de acordo com a PF. Segundo as investigações, a médica seria a principal operadora financeira da organização criminosa.

Larissa, filha mais velha dos três herdeiros de Rener e Niedja, foi presa enquanto fazia um curso em São Paulo. A partir da venda de maconha, o lucro da família foi investido na aquisição de imóveis.

Lavagem de dinheiro com laranjas

Pai, Rener e a filha presa, Larissa
Pai, Rener e a filha presa, Larissa - Crédito: Reprodução/TV Globo

De acordo com os investigadores, os pais de Larissa (Rener e Niedja) colocaram os imóveis nos nomes dos filhos. Após isso, através de um sistema de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio, os patrimônios da família Umbuzeiro foram registrados em nome de parentes e terceiros, como laranjas.

Esta família obteve diversos imóveis de alto valor sem devidamente uma fonte comprovada de rendimento legais. E foi possível perceber que foram adquiridos mais de 6 imóveis, apartamento de padrão elevado, bem como as fazendas", afirma Diego Gordilho, supervisor do grupo de investigações sensíveis da Polícia Federal, em entrevista ao Fantástico.

Medo bate na porta

Larissa, médica de 29 anos, presa pela PF por lavagem de dinheiro, em São Paulo
Larissa, médica de 29 anos, presa pela PF por lavagem de dinheiro, em São Paulo - Crédito: Reprodução/TV Globo

Com as investigações da PF avançando, a família baiana buscou orientações e assistência jurídica para evitar o pior. Os agentes encontraram uma troca de mensagens entre Larissa e o pai, Rener, querendo saber como movimentar o dinheiro fruto da venda de maconha sem chamar atenção das autoridades.

Numa pasta de anotações no celular de Larissa, foi encontrada a seguinte mensagem:

Sensação de que só queria uma vida mais simples e não ter tanta vergonha do que eu faço parte. E agora a culpa também me consome", desabafa a médica.

Em nota à produção do Fantástico, da Rede Globo, os advogados de Larissa afirmam que não há denúncia contra a médica Larissa. Na versão deles, existe apenas uma investigação que ainda não foi concluída. E finalizam dizendo que a filha mais velha da família Umbuzeiro comprovará sua inocência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp