Política

Auxiliares de Bolsonaro reprovam comportamento presidencial em relação a crise na Bahia

Reprodução/Facebook/ @jairmessias.bolsonaro
Contudo, pessoas pessoas próximas ao presidente também ponderam que estado tem recebido ajuda do governo federal  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook/ @jairmessias.bolsonaro

Publicado em 30/12/2021, às 07h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os mesmos auxiliares do presidente Jair Bolsonaro (PL) que reprovam o comportamento do chefe do Executivo de manter suas férias em Santa Catarina apesar da tragédia provocada pelas chuvas na Bahia ponderam também que, apesar da distância, ele tem mantido contato permanente com os ministros que estão acompanhando a situação de perto.

Assim, na avaliação dessas fontes, ouvidas pelo jornal O Globo, as ações de socorro do governo federal não foram prejudicadas. Na última quarta-feira (29), o número de mortos pelas enchentes chegou a 24. Mais cedo, no mesmo dia, o presidente publicou um novo vídeo pilotando um jetski em Santa Catarina acompanhado da filha e da primeira-dama.

A postura de Bolsonaro tem sido criticada, tanto por aliados próximos do Palácio do Planalto quanto nas redes sociais. Reservadamente, um ministro e um congressista próximo ao governo admitiram que a atitude do presidente em não cancelar o descanso de final de ano no atual contexto gerou incômodos. 

O primeiro avaliou que faltou “empatia” a Bolsonaro. Traçando um paralelo com seu superior, diz que ele próprio ficou dois dias com a roupa do corpo supervisionando as ações da pasta que comanda nas áreas atingidas pelas chuvas no Sul da Bahia, que, deixaram 91 mil pessoas desabrigadas

Os ministros João Roma (Cidadania) , Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), Marcelo Queiroga (Saúde), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) foram alguns dos que estiveram pessoalmente nas áreas atingidas. O governador Rui Costa (PT) usou suas redes sociais para mandar indiretas ao presidente. 

Sem citá-lo nominalmente, escreveu que não há como governar “sem cuidar das pessoas”.

“Nas zonas rurais, há muitas pontes destruídas, o que representa um prejuízo enorme. (…) À medida em que faço essas visitas, vou identificando, junto com a equipe técnica, as necessidades que envolvem limpeza das ruas, desapropriação de áreas para novas casas, além do acolhimento às pessoas” publicou em seu perfil no Twitter.

Também nas redes sociais, a hashtag #BolsonaroVagabundo ganhou tração. Bolsonaristas reagiram emplacando o termo #BolsonaroOrgulhoDoBrasil nos Trending Topics. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp