Política

Lula negocia alternativa a Alckmin para vice na chapa; confira

Ricardo Stuckert/Divulgação
Já há um acerto para o partido de Gilberto Kassab apoiar Lula no 2º turno  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 04/12/2021, às 13h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Lula (PT) negocia com o PSD um apoio a sua candidatura já no primeiro turno. Segundo a coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, está sendo discutida, inclusive, a possibilidade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), ocupar a vice, caso Geraldo Alckmin (PSDB) não aceite.

Na sexta-feira (3), o petista se reuniu em São Paulo com Adalclever Lopes, ex-deputado estadual mineiro que vai coordenar a campanha do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), para o governo de Minas Gerais – segundo maior colégio eleitoral do país, atrás somente de São Paulo.

Por ora, o acerto já feito entre Lula e Gilberto Kassab, presidente nacional da sigla, é que o PSD deverá apoiar o ex-presidente no segundo turno. Mas essa ala do partido, que inclui mineiros ligados a Kalil, torce para que o petista acabe não fechando com Alckmin e opte por convidar Pacheco para a vice.

Leia mais: Boulos diz que possível aliança entre Lula e Alckmin é um 'mau sinal'

Bivar reage após notícia sobre ser vice de Sergio Moro

Pacheco é moderado

De acordo com a colunista, para o PSD, o movimento valeria a pena porque Pacheco disputa a mesma fatia de eleitorado que outros candidatos que hoje têm mais tração nas pesquisas, especialmente Sérgio Moro (Podemos), o que diminui suas chances.

Já para Lula, o senador como vice teria o mesmo efeito de Alckmin, produzir uma imagem de moderação e atrair o eleitorado de centro e centro-direita. Traria, ainda, a vantagem de representar uma chapa geograficamente mais diversa, uma vez que Lula e Alckmin são políticos de Sâo Paulo.

Porém, ressalta o texto, as conversas ainda estão em estágio inicial. O próprio Alckmin tem cogitado a possibilidade de ir para o PSD, uma vez que seus antigos aliados em São Paulo não aceitam a chapa com Lula.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags