Salvador

Programa Domingo é Meia segue sem previsão de retorno em Salvador

Dinaldo Silva/BNews
O anúncio da suspensão do programa foi feito pelo gestor municipal no dia 12 de março deste ano  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 05/10/2021, às 10h31   Diego Vieira e João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), voltou a afirmar nesta terça-feira (5), durante a entrega da nova frota de ônibus com ar condicionado,  que não há previsão para retorno do Domingo é Meia, que permite aos passageiros pagar metade do valor da tarifa para embarcar nos coletivos aos domingos. Segundo o gestor, o programa causa um impacto de R$ 5 milhões por mês no sistema de transporte público da cidade e para o seu retorno, é necessário recuperar a quantidade de passageiros transportados no serviço.

“A gente reestabelecendo, por exemplo, o número de passageiros que era transportado antes, dá para avançarmos no retorno do Domingo é Meia, mas hoje nesse cenário não dá [...] O sistema precisa ser reestabelecido. Nós transportávamos 28 milhões. Caiu pra 20 antes da pandemia com a chegada de outros modais [...] ou seja, esses fatores todos tiraram os passageiros do sistema”, afirmou.

O anúncio da suspensão do programa foi feito pelo gestor municipal no dia 12 de março deste ano, que usou o cenário da pandemia na época como justificativa para suspender o benefício.

Matérias relacionadas:

Bruno Reis confirma aluguel de 150 ônibus para suprir déficit de frota enquanto aguarda licitação

Investimento no transporte público dava pra construir dois centros de convenções, diz Bruno Reis

Prefeitura inicia testes com ônibus elétricos nas ruas de Salvador

Prefeitura alega "crise no transporte" para manter suspensão do Domingo é Meia

Em setembro, Reis já havia falado sobre o assunto. Na ocasião, ele usou como justificativa a crise no transporte público da cidade para manter a suspensão. Conforme o prefeito, programas como o Domingo é Meia, contribuem ainda mais para o agravamento da situação econômica do setor. 

"Não posso deixar de reconhecer que existe uma crise no transporte público e que o Domingo é Meia impacta ainda mais essa conta que se agravou ainda mais com a pandemia. Com a equação da pandemia e organizando o sistema de transporte em Salvador nós vamos avaliar a questão do Domingo é Meia", alega.

O Domingo é Meia entrou em vigor no dia 31 de março de 2013 no primeiro mandato do ex-prefeito ACM Neto.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp