Justiça

Ex-presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade se aposenta

Divulgação/TRE-BA
A aposentadoria de Trindade abre a disputa pela vaga de desembargador entre advogados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/TRE-BA

Publicado em 04/05/2022, às 19h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o desembargador Lourival Trindade se aposentou por idade nesta quarta-feira (5), quando completou 75 anos. Na última quarta-feira (27), durante sessão plenária ele chegou a ser homenageado pelos demais pelos demais desembargadores. Ainda no dia da sua aposentadoria, Trindade chegou a receber uma homenagem através de uma medalha da Escola da Magistratura da Bahia (Emab).

Leia mais:
Eleitor baiano é condenado à prisão após divulgar voto na urna eletrônica

MP aciona planos de saúde por aumento abusivos durante a pandemia na Bahia

Diante da aposentadoria de Trindade, publicada no Diário Oficial do Judiciário, foi dado início à disputa entre advogados para ocupar a vaga que antes era do desembargador. Contudo, o processo só será iniciado após o TJ-BA comunicar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a disponibilidade da vaga.

Somente após esse processo, a OAB deve lançar um edital para eleger os nomes que devem compor uma lista com seis opções de autoridades, das quais o TJ deve escolher três concorrentes.

Desembargador desde 2008, Lourival Trindade é reconhecido pelos colegas como um apaixonado pela literatura e alguém que fala a “língua de Camões”. Após se aposentar, de acordo com o atual presidente do TJ-BA, Nilson Castelo Branco, o Trindade pretende se dedicar ainda mais à leitura.

O ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entre 2014 e 2016. Além disso, ele foi professor do curso de direito, quando chegou a lecionar matérias criminais e se tornou integrante do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp