Entretenimento

Retrospectiva: Carnaval não aconteceu de novo, mas São João voltou a ser realizado; relembre

Divulgação
As duas mais importantes festas da Bahia fazem parte da retrospectiva de entretenimento do BNews  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 30/12/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2022 foi um pouco mais triste para os baianos. Isso porque, pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval não aconteceu por causa da pandemia de covid-19. As medidas de restrição, adotadas pelo Governo do Estado, impossibilitou a realização da maior festa de rua do mundo.

Alguns eventos, que tiveram limitação de público, até deram o gostinho da folia momesca aos sotropolitanos. Mas, a ausência dos trios elétricos, camarotes, bloquinhos e milões de pessoas nas ruas, ao longo da mais de uma semana de festa, como geralmente é realizado, frustrou quem ainda tinha esperança de pular atrás do trio.

Teve até quem tentou fazer seu Carnaval por contra própria, mas a fiscalização da prefeitura acabou com a festa em diversos bairros da capital baiana. Sem aceitar, um fã do bloco 'As Muquiranas' divertiu as redes sociais ao cumprir o circuito fantasiado e com sua própria caixa de som.

Com isso, restou aumentar ainda mais a saudade para curtir a folia em 2023. Com a realização do Festival Virada Salvador, festa de réveillon da capital baiana, os soteropolitanos estão ainda mais esperançosos para que os trios elétricos invadam as ruas da cidade, tendo a Barra ainda como um dos circuitos, após a polêmica de mudança para Boca do Rio.

A sanfona chorou e o São João aconteceu

Sem Carnaval, a expectativa das festas populares se voltou completamente para o São João na Bahia, um dos mais tradicionais do país. Isso porque os festejos juninos já não eram realizados há dois anos, em 2020 e 2021, também por causa da pandemia.

Mas, o sofrimento para quem gostar de dançar um bom forró e beber aquele velho licor acabou. A sanfona chorou bonito e o 'arrastapé' foi garantido em diversas cidades do interior da Bahia. Eventos privados e públicos reuniram grandes atrações da música brasileira em mais de dez dias de festa para matar a saudade de quem aguardava ansioso os festejos.

Em Salvador, o Parque de Exposições recebeu uma das maiores programações da época. Foi tanta gente querendo curtir, que teve dia sendo necessário fechar o portão para ninguém mais entrar. Tudo isso contou com cobertura especial do BNews.

Mas, o Pelourinho, local tradicional dos festesjos, também contou com sua programação, assim como diversas cidades baianas, a exemplo de Santo Antônio de Jesus, Lençois, Amargosa, Ipirá, Cruz das Almas, Eunápolis, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e outras.

A polêmica ficou por conta dos cachês de artistas em alguns municípios do Estado. Os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) fizeram alerta para os gestores públicos estaduais e municipais que, ao empregar recursos públicos para a contratação de festividade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp