Polícia

Retrospectiva: os 12 crimes que chocaram os baianos em 2022

Montagem/BNews
Os 12 crimes também foram os mais lidos pelos leitores do BNews  |   Bnews - Divulgação Montagem/BNews
Nilson Marinho

por Nilson Marinho

[email protected]

Publicado em 27/12/2022, às 05h25


FacebookTwitterWhatsApp

A um passo de um novo ano, trazemos para os nossos leitores uma retrospectiva nada agradável: os 12 crimes que mais chocaram os baianos ao longo de 2022 e que, também, foram os mais lidos no nosso site. O registro vale para mostrar o quanto a violência assola a Bahia, que tem cinco das 30 cidades mais violentas do país, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

  • Janeiro / Cabeleleira é morta pelo ex na frente das filhas gêmeas

Alessandra Souza Rios, de 40 anos, foi morta a tiros pelo ex-marido, em Ipirá, no centro-norte do estado, ao chegar de uma festa na companhia das duas filhas gêmeas, frutos do casamento dos dois. Luiz Carlos Ferreira da Silva esperou a vítima na frente da residência dela, sacou uma arma e atirou quatro vezes contra a ex. Sandra, como era conhecida, foi baleada no braço, costas e peito. Uma câmera de segurança registrou o feminicídio e o desespero das filhas ao ver a mãe caindo ferida no chão. O agressor foi preso e irá à júri popular.

  • Fevereiro / Mulher é morta com tiro de escopeta enquanto orava

Benedita Santos Santana, de 57 anos, foi morta na Rua Santo Antônio, no bairro Fazenda Coutos III, em Salvador, por um vizinho com quem ela teve um “desentendimento”, conforme informou a polícia à época do crime. Vizinhos da vítima afirmaram que ela foi atingida por um tiro de escopeta, de costas, enquanto estava “pregando a palavra de Deus”. O caso foi investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios, que identificou o autor do homicídio.

  • Março / Irmã de ex-meia do Bahia é morta após ser baleada na porta de casa

Duas pessoas foram mortas a tiros, no final de linha da Boca do Rio, em Salvador, por pelo menos seis homens encapuzados. Uma das vítimas era uma adolescente de 17 anos, que sonhava em ser policial militar e era irmã de um ex-meia do Bahia. Patrícia Paiva Costa tomava conta de uma barraca de cachorro-quente e havia encerrado o expediente quando foi atingida. Ela caiu ferida na porta da sua residência. Além dela, uma sobrinha de cinco anos também foi atingida e sobreviveu. 

  • Abril / Dois homens são mortos e blogueiras são presas na pousada Paraíso Perdido 

Agnaldo Leite da Silva Neto, de 29 anos, e Felipe Augusto Machado Lima, 28, foram mortos após serem baleados em uma praia em Jaguaripe, no Recôncavo baiano. Os dois estavam hospedados na pousada Paraíso Perdido quando foram atingidos durante uma operação da Polícia Militar. As autoridades dizem que os dois atiraram contra os agentes, mas a namorada de Felipe Augusto, que também estava hospedada no empreendimento hoteleiro, afirma que ele não estava armado e que não fazia parte do mundo do crime. Laylla Cedraz, que é blogueira, chegou a ser presa na companhia de uma outra influenciadora. A PM afirmou, à época do crime, que o namorado dela era apontado como um dos chefes do tráfico de drogas de Feira de Santana, no centro-norte do estado. 

  • Maio / Policiais são assassinados enquanto voltavam de velório de colega

Dois policiais militares foram mortos, no bairro Fazenda Grande I, em Salvador, enquanto voltavam do velório do soldado Alexandre Menezes, assassinado durante uma troca de tiros com criminosos em Águas Claras. Vitor Vieira Ferreira Cruz e Shanderson Lopes Ferreira estavam à paisana quando foram atingidos. A Polícia iniciou uma caçada contra os responsáveis pelas mortes. Suspeitos foram assassinados durante ações policiais nos dias seguintes aos ataques.

  • Junho / Professor de educação física é morto a tiros enquanto pedalava no Dique

Rodrigo Santos Castro, de 24 anos, foi morto a tiros enquanto pedalava no Dique do Tororó, em Salvador. A vítima conversava com a namorada no telefone quando foi abordada por um homem, que tinha a intenção de levar a bicicleta. A namorada escutou os disparos que acertaram Rodrigo. O jovem se preparava para prestar o concurso da Polícia Civil e costumava se exercitar na região para ter um bom desempenho na prova de aptidão física. No dia seguinte a morte, o suposto autor do crime foi preso em flagrante por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) por tráfico de drogas.

  • Julho / Rifeira é encontrada morta dias após brigar em paredão

A rifeira Jaiane Costa, de 22 anos, que ficou desaparecida durante 30 dias, foi encontrada morta, na Avenida 2 de Julho, entre os bairros de Cajazeiras e Águas Claras, em Salvador. O corpo dela foi deixado no local em avançado estado de decomposição por pessoas que estavam a bordo de um carro. A jovem foi vista pela última vez em uma festa de pagode no bairro Boca do Rio, onde brigou com uma mulher. Durante as investigações foi levantada a hipótese de que ela foi morta por traficantes pelo fato de ter discutido com a namorada de um criminoso da localidade da Baixa Fria. A mãe da vítima, por sua vez, afirma que a filha foi assassinada pela ex-sogra, com quem foi vista saindo de um supermercado. A polícia não identificou os suspeitos do crime.

  • Agosto / Cristal é morta com tiro no peito a caminho da escola no Centro de Salvador

Cristal Rodrigues Pacheco, de 15 anos, foi morta a caminho da escola, no Campo Grande, em Salvador. A adolescente estava na companhia da mãe e da irmã mais nova quando foi abordada por duas mulheres, uma delas com uma arma. Mesmo sem reagir, Andreia Santos Carvalho, de 28 anos, atirou e acertou a vítima no peito, que morreu antes da chegada de uma equipe de paramédicos. Cristal, que morava a poucos metros do local onde foi morta, tinha como destino o Colégio Nossa Senhora das Mercês, que fica na Avenida Sete de Setembro. Andreia foi presa na companhia da comparsa e, durante uma entrevista, chegou a pedir perdão à mãe da vítima: “Me coloco no lugar dela”, disse.

  • Setembro / Empresário é encontrado morto dentro de quarto de hotel em Salvador

O empresário e palestrante Roberto Neri Franco Lopo, de 57 anos, foi encontrado morto em um dos quartos da Pousada Mar Aberto, no bairro de Amaralina, em Salvador. A vítima foi encontrada por funcionários amarrada e com sangramento na cabeça. Horas antes, o casal Roanichan Nahabedian e Philippe Ojeda Farias se hospedaram no mesmo quarto. A suspeita é de que Roberto marcou um encontro com a mulher e que ela, na companhia do namorado, tinha a intenção de aplicar o “golpe do PIX”. Os suspeitos foram presos em João Monlevade, interior de Minas Gerais, durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

  • Outubro / Segurança é morto com tiro no pescoço durante assalto em condomínio

O segurança Jucelando Macedo Silva, 44 anos, foi morto a tiros após reagir a um assalto em um condomínio do bairro Itaigara, em Salvador. A vítima foi atingida no pescoço e morreu no local. O seu colega, Cleidson Silva dos Santos, de 39 anos, também foi atingido, mas passou por uma cirurgia e sobreviveu. Um dos suspeitos do crime chegou a ser identificado pelas autoridades. Ele seria um morador do Nordeste de Amaralina, mesmo local onde a vítima morava na companhia da esposa e de uma enteada de 12 anos.

  • Novembro / Jovem confundido com criminoso é morto e esquartejado por traficantes

Jadson de Jesus Santos, de 18 anos, foi morto e esquartejado por traficantes do bairro do Rio Sena, em Salvador, depois de ter sido visto pulando o muro de uma residência. Naquele dia, o jovem foi a uma festa em Mirantes de Periperi, bebeu na companhia de amigos, mas acabou passando do ponto. Embriagado, ele foi até o Rio Sena e invadiu o imóvel que pertenceu a um parente. Moradores, que gravaram o momento em que ele deixou a casa, acreditavam que Jadson era um criminoso e que havia acabado de cometer um furto. Os traficantes levaram a vítima ao “tribunal do crime” e abandonaram o corpo em sacos plásticos, que foram encontrados em Ilha Amarela.

  • Dezembro / Casal de rifeiros é morto a tiros em Barra do Jacuípe

Rodrigo da Silva Santos e Hynara Santa Rosa da Silva foram mortos a tiros por dois homens após uma tarde de lazer em Barra do Jacuípe, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O casal era rifeiros e acredita-se que as mortes têm ligação com a profissão. Uma dia antes do duplo homicídio, Hynara teve uma espécie de premonição e compartilhou com seus milhares de seguidores. A polícia ainda busca pelos suspeitos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp