Política

PEC 158: Nelson Leal confirma que Procuradoria irá recorrer à Justiça para derrubar liminar

Vagner Souza/ BNews
Presidente da AL-BA afirmou que discorda totalmente da decisão do TJ  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 13/01/2020, às 08h20   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal (PP) confirmou ao BNews que a Procuradoria da Casa irá recorrer da decisão judicial que suspendeu a votação da reforma da previdência dos servidores públicos do estado. O Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar para suspender a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 158, alvo de protesto, em ação impetrada pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol). 

Nelson Leal, que reassume a AL-BA nesta segunda (13), após viagem no período do recesso parlamentar, disse que não há “justificativa plausível” para suspender a tramitação. “Decisão judicial a gente tem que respeitar, mas eu discordo totalmente porque o processo legislativo está sendo obedecido. O líder fez mão de uma ferramenta regimental que é totalmente normal, uma prioridade e os prazos obedecidos. Só se conta prazo em dias úteis. No dia que a AL-BA não funcionou não foi contado. Quando se encerra, o legislativo para de contar prazo”, explicou, nesta segunda (13).  

Ainda conforme o presidente da Casa, o prazo para apresentar emenda à PEC 158 está aberto. “Hoje se quiser emendar a PEC pode. Está apto para receber emenda. É mais uma interferência do poder judiciário. Vou me reunir hoje com a procuradoria e iremos contestar a decisão liminar”, disse. 

A sessão desta segunda está mantida, já que há outros projetos a serem apreciados, a exemplo da autorização para venda do antigo colégio Odorico Tavares, em Salvador, e a proposta que altera a aposentadoria de policiais civis e agentes penitenciários. 

A PEC da Previdência é motivo de protesto dos servidores do Estado. O regime de prioridade para a PEC foi aprovado em sessão ordinária realizada no último dia 18 de dezembro. Hilton defende que as circunstâncias de realização desta sessão vão de encontro com o que a Constituição Federal, Estadual e o Regimento Interno da Casa determinam: a presença de no mínimo 32 deputados para que ocorra qualquer deliberação.

A PEC 158 enviada pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa na Bahia (AL-BA) no dia 17 de dezembro, propõe mudanças significativas nas regras de aposentadoria dos servidores públicos do estado. Na prática, as mudanças se referem principalmente ao tempo de contribuição e idade mínima, e afeta ainda mais significativamente os professores da rede pública de ensino.  A idade mínima para se aposentar pode subir de 50 para 62 anos - 7 anos de aumento. Para os homens, o aumento é ligeiramente menor: de 55 para 60 anos. Outro aspecto bastante criticado pelos servidores é a taxação da alíquota de 14% referente à contribuição previdência de servidores, pensionistas e aposentados.

Veja o que muda com a PEC 158. 

Notícias Relacionadas: 

Rosemberg leva nova proposta de servidores a Rui Costa; governo responde até quinta-feira (9)

Servidores protestam na AL-BA contra PEC 158 que muda regime de aposentadoria
“O mandato dele é fortemente marcado pelo autoritarismo”, diz Hilton sobre Rui Costa
Servidores se reúnem com líder do governo nesta terça para debater PEC da Previdência de Rui
Líder do governo, Rosemberg confirma início de discussões da PEC da Previdência na AL-BA nesta segunda
Após enviar PEC da Previdência, Rui se recusa a falar com imprensa
AL-BA: PEC da Previdência será apreciada em janeiro durante sessão extraordinária
Em PEC da Previdência, Rui aumenta idade mínima de aposentadoria para servidores

AL-BA: Proposta enviada por Rui altera aposentadoria de policiais civis e agentes penitenciários
Rui convoca AL-BA para votar com urgência reforma da previdência estadual e venda do Odorico Tavares
PEC 158: Veja o muda com proposta que altera aposentadoria dos servidores públicos

Justiça concede liminar para suspender tramitação da PEC da Previdência na AL-BA

“É a judicialização da política”, critica presidente interino da ALBA, após liminar barrar votação da PEC 158

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp