Eleições / Eleições 2022

Indicação de Félix para vice de Neto pode fazer vice-prefeita se candidatar a deputada; entenda

BNews
Ana Paula Matos nega, sempre que pode, que concorrerá a algum cargo nas eleições deste ano  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 25/03/2022, às 14h39   Eduardo Dias e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo já tendo descartado a possibilidade de ser candidata na eleição deste ano, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), pode ser submetida a uma "saia justa" dentro do partido, caso a legenda consiga emplacar o nome do deputado federal e presidente estadual da sigla, Félix Mendonça Jr., como vice na chapa de ACM Neto (UB). 

Isso porque o PDT tem tentado convencer Ana a se candidatar à vaga que seria deixada por Félix se ele for realmente o vice de Neto. Ela nega, sempre que pode.

Leia mais:

O nome da vice-prefeita, inclusive, é bastante elogiado por importantes quadros do partido na Bahia e no Brasil. O candiato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, e o presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, têm procurado Ana para convencê-la de concorrer à Câmara. 

Ciro Gomes afirmou, em vídeo gravado ao lado da vice-prefeita, em São Paulo, que Ana Paula Matos "vai cumprir grandes tarefas por Salvador, pela Bahia e pelo Brasil".

"Pouca gente eu vi com a vocação para servir ao povo como vi em você, na questão técnica, na capacidade", disse o ex-governador do Ceará, classificando ainda Ana Paula como uma liderança política importante do Brasil e do PDT. "Presta atenção nessa mulher extraordinária", acrescentou.

Ana Paula reafirmou, na gravação, o apoio a Ciro nas eleições deste ano. "A gente aprende (na vida pública) a usar a capacidade técnica e política para chegar ao coração das pessoas. Levar o bem, mas também ser pragmático, e levar desenvolvimento, educação, saúde, oportunidades. E você, Ciro, é isso, é o que o Brasil precisa, uma pessoa que tem capacidade, conhecimento, que tem história. É uma honra caminhar ao seu lado", disse a vice-prefeita.

Mais política:

Na torcida

Nesta sexta-feira (25), a vice-prefeita reafirmou sua posição em relação a montagem da chapa de ACM Neto e declarou sua torcida por Félix Mendonça. 

"Acredito que ao final de todas as conversas o presidente nacional do partido carlos lupi e o estadual Félix Mendonça encontrarão os caminhos para que o PDT caminhe junto com a candidatura de nosso pré-candidato ACM Neto", pontou. 

Assim como Ana, o presidente nacional do PDT tem nome preferido dentro do partido para a vice de Neto e é o de Félix. Antes de deixar Salvador na quinta-feira (24), após uma reunião com o ex-prefeito, Lupi disse ao BNews que as tratativas já estão "99% definidas" para que o deputado seja o escolhido.

"Conversa foi muito boa, proveitosa, que sela e marca o comproomisso do grupo com o PDT, que tem vários nomes, bons quadros. Meu nome favorito é Félix Mendonça, está 99,99% definido", afirmou Lupi. 

Possível racha com Neto

Caso um pedetista não seja escolhido por Neto, o deputado Félix Mendonça Jr. declarou que não descarta um rompimento com grupo da oposição, mas rechaçou apoio à base governista.

“Não tem conversa com o grupo governista. Nosso apoio é a Neto. A chapa não está definida, mas o apoio é a Neto. É muito difícil que isso mude, nem cogitamos. Mas se mudar, por qualquer motivo, vamos caminhar sozinhos”, assegurou. 

O que diz ACM Neto

Fontes do BNews garantem que o ex-prefeito tem dito a alguns interlocutores para terem paciência sobre a discussão da vice, pois é um cargo importante e não quer tomar decisões precipitadas e que, por mais que cravem a data de 4 de abril como prazo final, precisará de mais dois meses para a chapa completa ser formada. O foco é arrumar os partidos para a eleição proporcional.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags