BNews Pet

Cinco doenças mais comuns em cachorros que você deve ficar atento

Arquivo Pessoal
Cãolunista lista as doenças mais comuns em cachorros; confira  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 04/03/2022, às 06h00   Oreo, o Cãolunista


FacebookTwitterWhatsApp

Voltei, meus fãs!! Tenho feito uma pesquisa das minhas cãolunas que mais têm acessos e percebo que vocês, tutores, estão muito preocupados com a saúde de seus pets e se interessam muito por temas relacionados a doenças - causas e tratamentos. Então, hoje eu vou fazer uma listinha das cinco doenças mais comuns que acometem os cães. Se liguem!!

Como a gente não sabe falar (há controvérsias, porque esse Cãolunista aqui sabe até escrever), fica difícil os humanos entenderem quando alguma coisa não está legal com o pet. Por exemplo, em alguns dias eu ando meio desanimado, depressivo, sem querer comer. Às vezes, é só a vontade louca de passear dez vezes ao dia - e meus humanos trabalham e não podem me levar.

Leia também

Mas, é fato que todo tutor conhece bem o seu amigo peludo a ponto de identificar quando alguma coisa foge do normal. E esse é o primeiro alerta para você ligar o seu radar e pensar que algo pode estar errado com o animal. Se notarem qualquer mudança de comportamento, procure ajuda de um especialista. Não espere que sintomas mais pesados cheguem, por favor!! Algumas doenças são silenciosas, mas muito comuns nos cães.

Parvoviroses

Essa é uma das doenças mais comuns em cachorros, causada por um vírus super contagioso. Entre os sintomas, estão vômitos e diarreias, que podem levar a um quadro sério de desidratação. Por isso, tutores, se liguem, principalmente se você tiver um pet filhote, ainda com a imunidade frágil.

Em alguns casos, esse vírus pode atacar o coração, causando uma miocardite, que é a inflamação do músculo cardíaco. Mas, não precisa se desesperar! A vacina polivalente, que faz parte daquelas essenciais ao pet, protege contra a doença. Por isso, mantenha a caderneta de vacinação do seu peludo em dia!!

Otite

Se você, humano, já sofreu com otite, sabe o quanto é dolorido e desconfortável essa inflamação no ouvido. Nós, cachorros, também sofremos com isso, podendo ter diferentes graus da doença. A mais profunda, a otite interna, provoca dor forte e incoordenação. A mais branda, a externa, causa vermelhidão nas orelhas do seu cão.

Caso o seu pet apresente essa doença, fique relaxado, porque ela é fácil de tratar. Procure um veterinário e inicie o tratamento recomendado o mais rápido possível, para evitar o desconforto do animal.

Cinomose

Essa é uma doença também causada por um vírus super contagioso, acomete principalmente filhotes que ainda não concluíram o esquema vacinal e pode levar seu pet à morte. O sintoma mais comum é a diarreia, já que o vírus ataca o sistema digestivo do animal. Mas, a depender da gravidade e da evolução, é possível perceber também sintomas respiratórios.

Por isso, não espere!! Leve seu cachorro ao veterinário e, durante 90 dias de tratamento, mantenha ele afastado de outros animais para evitar a propagação da doença.

Dirofilariose

Essa doença é conhecida como verme do coração, sendo causada por um parasita chamado Dirofilaria immitis. A Dirofilariose é transmitida aos cães por meio da picada de mosquitos. Os principais sintomas são: tosse crônica, fraqueza, respiração acelerada, perda de peso e cansaço. 

Então, se notar algum desses sintomas (ou mais de um) em seu amigo de quatro patas, leve ele ao veterinário e realize exames específicos!!

[Colocar ALT]

Raiva

Essa doença aqui todo mundo já ouviu falar, mas sempre rola uma dúvida sobre o que é a raiva ou como ela é transmitida. Oreo vai explicar!! A raiva canina é causada por um vírus que se aloja entre tecidos e glândulas do animal, sendo a mordida a principal forma de transmissão da doença.

Atenção!! Estamos falando de uma doença que evolui rapidamente, por isso é fundamental que você vacine o seu pet. Um cão infectado pode apresentar agressividade, medo, ansiedade, excitação e até demência. Em casos mais graves, o cachorro pode ter salivação excessiva, paralisia, falta de coordenação nos membros e dificuldade de engolir.
Por isso, pessoal, a melhor forma de evitar que seu cão tenha qualquer doença, é a prevenção. Então, tome alguns cuidados básicos, como:

Hoje eu fico por aqui, meus fãs!! Volto na semana que vem com mais dicas sobre esse mundo canino, que é tão maravilhoso! Se cuidem! Cuidem dos seus pets! Fui!!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp