Esporte

Vitória campeão nacional e Bahia em uma nova era; confira a retrospectiva do esporte em 2023

Divulgação
Retrospectiva do esporte em 2023 também tem futebol internacional e esportes olímpicos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 05h30


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2023 certamente ficará marcado na história dos torcedores da dupla Ba-Vi, porém por motivos diferentes. O Vitória conquistou seu primeiro título nacional, o Campeonato Brasileiro da Série B, após um primeiro trimestre desastroso. Já para o Bahia, o ano foi de mudanças, desafios e alívio, com o primeiro ano de administração do Grupo City e a manutenção na Série A na última rodada da competição.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além da dupla Ba-Vi, o mundo do futebol ficou marcado em 2024 por diversos fatos. Messi nos Estados Unidos, Neymar Jr na Arábia Saudita, Ednaldo Rodrigues afastado da CBF e entre outros fatos. Nos esportes olímpicos, tivemos brasileiros brilhando no Skate, na Ginástica e em tantos outros esportes. Relembre os principais fatos no mundo dos esportes em 2023.

JANEIRO - Cristiano Ronaldo na Arábia, velório de Pelé e morte de Dinamite

O mês de janeiro de 2022 foi de tristeza para amantes do futebol. Após nos deixar em dezembro de 2022, o rei do futebol, Pelé, foi velado em evento na Vila Belmiro. Outra lenda do esporte mais famoso do mundo que deu adeus aos amantes do futebol foi Roberto Dinamite, maior jogador da história do Vasco da Gama.

No futebol internacional, tivemos a chegada do astro português Cristiano Ronaldo ao futebol da Arábia Saudita, que mais tarde abriria as portas para inúmeros jogadores do futebol mundial. Na seleção brasileira, Tite foi oficialmente desligado.

FEVEREIRO - Fadinha no topo e desastre no Vitória

Fevereiro começou com a jovem skatista brasileira, Rayssa Leal, fazendo mais uma vez história ao ser campeão mundial de skate.

No Vitória, o que era ambiente de festa após o acesso à Série B no ano de 2022, se tornou ambiente de terror. O rubro negro teve um início de ano cheio de decepções, com demissão do treinador João Burse, eliminação precoce no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste. Com isso, o treinador Léo Condé foi contratado. Fora dos gramados, o Vitória anunciou a polêmica chegada do patrocinador Fatal Model, site de acompanhantes, para a temporada.

MARÇO - Calvário do Vitória segue e Operação Penalidade Máxima 'explode' no futebol brasileiro

O Calvário do Vitória, que começou em fevereiro, seguiu em março. O Leão da Barra foi eliminado também na primeira fase da Copa do Brasil, resultado que culminou na demissão do executivo de futebol Edgard Montemor.

Fora dos campos, o presidente Fábio Mota sofreu uma ameça de vida em sua família e esteve próximo de deixar seu cargo, no entanto acabou optanto por permanecer no comando do clube. Um novo executivo foi contratado, Ítalo Rodrigues, sob desconfiança do torcedor.

Na Justiça desportiva um escândalo foi instaurado, a Operação Penalidade Máxima, que hoje em dia está em sua terceira fase e investiga esquema de apostas no futebol brasileiro. Dezenas de jogadores foram banidos do esporte e tiveram multas aplicadas em seus nomes.

ABRIL - Bahia campeão baiano e Vitória inicia Série B com campanha histórica

Abril começa bem para a dupla Ba-Vi, o Bahia conquista o seu 50º título estadual vencendo o Jacuipense na final. Já o Vitória, após um primeiro trimeste ruim, começou a Série B com uma sequência de três vitórias seguidas, algo que nunca havia acontecido na história do clube.

MAIO - SAF do Bahia é oficialmente instaurada e Vini Jr luta contra o racismo

Em maio o Grupo City oficializou a compra da SAF do Esporte Clube Bahia em evento de assinatura realizado em Salvador com a presença de membros do alto escalão do City Footbal Group.

No futebol internacional, a estrela do Real Madrid e da seleção brasileira, Vini Jr, começou a travar uma batalha contra um inimigo sujo: o racismo. Após ser vítima de injúrias raciais em jogos na Espanha, o jogador passou a se posicionar nas redes sociais e passou a fazer diversas ações de combate ao racismo.

JUNHO - Brasileira faz história no tênis, calvário de Léo Gamalho e título inédito do City

Nos esportes olímpicos, o Brasil brilhou nas mãos de Bia Haddad, que fez uma campanha histórica em Roland Garros. No Vitória, o centroavante e principal atacante do time, Léo Gamalho, descobriu um câncer de pele e precisou se afastar do futebol para se recuperar. Felizmente, o jogador se recuperou e voltou a jogar futebol.

No futebol internacional teve história sendo escrita: o Manchester City se sagrou campeão da Champions League pela primeira vez em sua história ao bater a Inter de Milão na final. No mercado da bola, Lionel Messi se despediu do futebol europeu e anunciou sua partida para a MLS, onde atuaria pelo Inter Miami.

JULHO - CBF anuncia treinador inteirino na seleção brasileira

Com a indefinição de Carlo Ancelotti, o presidente da CBF optou por contratar Fernando Diniz, treinador do Fluminense, para ser o comandante inteirino da seleção brasileira, após passagem rápida do ex-jogador Ramon Menezes, que é treinador da seleção sub-20.

AGOSTO - Vitória e Tréllez 'se estranham', Brasil decepciona na Copa do Mundo Feminina, luto no futebol baiano e Neymar Jr na Arábia

Agosto foi um mês movimentado, a começar pela 'treta' entre o atacante colombiano Santiago Tréllez e o Vitória, time o qual defendia na época. O jogador acabou saindo do clube após um certo desentendimento com a diretoria.

No futebol feminino, a seleção brasileira acabou decepcionando na Copa do Mundo. No último mundial de Marta, o Brasil até começou bem a competição vencendo na estreia, porém acabou sequer passando da primeira fase do Mundial.

O futebol baiano se colocou de luto após a morte repentina de uma figura folclórica do futebol estadual, o atacante Deon, que estava no Bahia de Feira. O jogador acabou tendo um mau-súbito durante um treino e veio a óbito.

No mercado da bola, bomba. A estrela máxima do futebol brasileiro, Neymar Jr, deixou o PSG e foi para o futebol da Arábia Saudita, em transferência que bateu todo tipo de recordes relacionados a valores financeiros. O movimento foi comum durante a janela de transferências, já que diversos times do país anunciaram reforços vindo do futebol europeu.

Em Salvador, um episódio chamou atenção. Mal na Série A, o Bahia, que era comandado por Renato Paiva, passava por um momento de muitas críticas. O 'mister' após muitos embates com o radialista Jailson Baraúna, acabou batendo boca com o profissional de imprensa durante uma coletiva.

SETEMBRO - Bahia de Feira faz bonito da D, Renato Paiva cai, Rogério Ceni chega para 'salvar' o Bahia e luto no vôlei brasileiro

Setembro começou com o Bahia de Feira fazendo bonito da Série D, mas infelizmente nao conseguindo o acesso à Série C. O clube do interior baiano foi eliminado nas quartas de final da competição, ficando a um jogo do acesso.

No Bahia a situação estava complicada. Com campanha de Z4 no Brasileirão, o treinador Renato Paiva não aguentou a pressão e pediu demissão. O Esquadrão agiu rápido no mercado e trouxe Rogério Ceni para salvar o time do rebaixamento.

No vôlei uma nota de pesar. A campeã olímpica e lenda dos esportes olímpicos brasileiro, Waleska, morreu aos 43 anos de idade.

OUTUBRO - Brasil brilha no mundial de ginástica e Tite volta para o futebol

Na ginástica, o Brasil brilhou no Mundial com diversas atletas, sendo a principal Rebeca Andrade, medalhista olímpica, e que foi campeã do mundo em 2023.

O ex-treinador da seleção brasileira, Tite, que havia anunciado uma pausa em sua carreira após a Copa do Mundo no Catar, em 2022, foi anunciado como novo treinador do Flamengo.

NOVEMBRO - Vitória faz história e conquista primeiro título nacional e Fluminense faz história conquistando a América

Novembro foi o mês dos títulos inéditos. Na Série B, após uma campanha impecável onde ficou apenas duas rodadas fora do G4, o Vitória conseguiu o acesso e posteriormente o título da competição, o primeiro título nacional de sua história.

No Rio de Janeiro também teve título inédito. O Fluminense conquistou sua primeira Copa Libertadores após uma final de tirar o fôlego, contra o Boca Juniors, em pleno Maracanã.

A nota de pesar de novembro ficou na conta dos torcedores brasileiros e argentinos que protagonizaram cenas lamentáveis nas arquibancadas do Maracanã antes da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias.

DEZEMBRO - O 'ufa' do Bahia, eleição de Emerson Ferretti, proposta 'irrecusável' no Vitória e Ednaldo Rodrigues fora do comando da CBF

Após um ano de muita luta e dificuldades, o Bahia conseguiu vencer o Atlético-MG na última rodada da Série A e se garantiu na primeira divisão em 2024. O clube rebaixado acabou sendo o Santos, que caiu pela primeira vez em sua história e causou revolta nos torcedores.

Fora dos gramados, o Bahia Associação elegeu seu novo president: Emerson Ferretti, o primeiro ex-jogador eleito presidente do clube. No Vitória, o clube recebeu uma 'proposta irrecusável' para a compra dos naming rights de seu estádio, o Barradão.

Para finalizar nossa retrospectiva, polêmica. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o baiano Ednaldo Rodrigues, acabou sendo afastado de seu cargo num momento de muita pressão externa devido a problemas na entidade e na seleção brasileira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp