Esporte

Bahia e Vitória rebaixados, Olimpíadas e Copa América: confira a retrospectiva de 2021 do esporte

Retrospectiva do esporte em 2021 - Montagem BNews
Retrospectiva do BNews mostra os principais momentos do esporte de 2021  |   Bnews - Divulgação Retrospectiva do esporte em 2021 - Montagem BNews

Publicado em 28/12/2021, às 06h03   Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2021 foi agitado para o esporte. Diversas competições precisaram compensar o atraso provocado pela pandemia de coronavírus em 2020 e o calendário ficou apertado. Duas edições do Brasileiro, da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano é um exemplo da correria.

Ótimo para alguns times, como o Palmeiras e o Atlético-MG, o ano foi terrível para o Bahia e para o Vitória, que encerraram a temporada no pior cenário possível. Confira a retrospectiva dos principais fatos do esporte em 2021: 

Da Glória ao fracasso

O Bahia iniciou a temporada subindo no lugar mais alto do pódio da Copa do Nordeste. O tricolor derrotou o Ceará e entrou para a história ao se tornar, junto ao rival Vitória, o maior campeão da competição, com quatro Nordestões na conta. 

Bahia campeão do Nordestão
Ao longo do ano, no entanto, o Esquadrão viu sua participação na Série A do Brasileiro indo por água abaixo, mesmo com a ótima atuação do artilheiro da equipe, o atacante Gilberto. O resultado, no final das contas, foi um "acesso garantido" à segunda divisão de 2022.

Caos dentro e fora de campo

Ao contrário do Bahia, o Vitória já começou o ano acumulando derrotas e eliminações, sem chegar até mesmo à final do Baianão. A péssima participação na Série B rendeu ao rubro-negro um rebaixamento à terceira divisão.

Vitória é rebaixado
Levando em consideração a bagunça fora de campo, o cenário dentro das quatro linhas não poderia ser outro. O presidente do clube, Paulo Carneiro, foi afastado e passou a ser alvo de uma apuração da Comissão de Ética do Vitória, que apura gestão temerária de PC.

O dirigente é investigado desde setembro por supostas irregularidades em um acordo entre o Leão e a empresa Magnum, cujo acerto não foi oficializado em contrato mas envolveu quase R$ 3,6 milhões dos cofres do Vitória entregues à companhia.

Susto na Eurocopa 

A Eurocopa, vencida pela seleção italiana, foi palco de um dos momentos mais tristes do futebol no ano. A partida entre Dinamarca e Finlândia, em Copenhague, foi suspensa ainda no primeiro tempo, depois que o meia dinamarquês Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca.

Eriksen sofre parada cardíaca
O jogador, de 29 anos, caiu desacordado, em um lance sem choque aos 42 minutos. No momento, colegas e adversários ficaram desesperados. 

Eriksen começa a se recuperar e voltou a treinar com bola em dezembro, mas não se sabe se o jogador terá condições de voltar ao futebol profissional. O Inter de Milão, inclusive, encerrou o contrato com o atleta antecipadamente. O vínculo só teria fim em 2024.

Denúncia movimenta CBF

Em junho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, foi afastado do cargo após uma funcionária da entidade apresentar uma denúncia contra o dirigente por assédio moral e sexual. Os relatos foram feitos à Comissão de Ética e Diretoria de Governança e Conformidade da instituição.

Rogério Caboclo
Dois meses depois, a denúncia contra Caboclo foi alterada para "conduta inapropriada", mas o afastamento foi mantido por, pelo menos, 21 meses. Em seu lugar, assumiu um velho conhecido na Bahia: o ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues.  

Ednaldo Rodrigues

Barcelona órfão e CR7 de volta às origens

A relação histórica entre Lionel Messi e o Barcelona, que já estava estremecida, teve um fim decretado. O craque argentino voltou a dividir equipe com Neymar ao assinar, em agosto, um contrato com o Paris Saint-Germain

Divulgação/PSG
Outra grande movimentação ocorreu no mês seguinte, quando o português Cristiano Ronaldo voltou ao primeiro clube no qual foi ídolo: Manchester United.

Cristiano no United

Peso tirado das costas e mais um prêmio no bolso

O ano foi agitado para Messi. Além de trocar de time, o craque tirou um peso imenso das costas, de um fantasma que o perseguia. E não, não estamos falando do Barcelona, que ele carregava sozinho há algumas temporadas. O argentino finalmente conquistou um título com a camisa da seleção, ao vencer o Brasil na final da Copa América.

Argentina
De quebra, o jogador desbancou candidatos mais cotados e levou pra casa neste ano mais um prêmio de melhor do mundo.

Messi

Sem sede, com sede, sem sede...

A Copa América, por sinal, quase não aconteceu. A Colômbia, que sediaria a competição junto à Argentina, enfrentava momento político turbulento e desistiu de sediar o torneio. A Conmebol, então, pediu que a Argentina sediasse sozinha o campeonato, mas o país desistiu de vez de recebê-lo em seu território.

Sem lugar, foi especulada a não realização da Copa América. Mas como coração de mãe sempre cabe mais um, o presidente Jair Bolsonaro "salvou à pátria" e o Brasil sediou o torneio, no fim das contas, em meio a protestos até mesmo da seleção brasileira, que ameaçou não entrar em campo por causa da situação do coronavírus no país. 

Comitê Olímpico Baiano

A Bahia fez sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, que deveriam ter acontecido no ano passado, mas foram adiadas para 2021 por causa da pandemia. Foi tanta participação de sucesso, que a internet começou a brincar com a ideia de um "Comitê Olímpico Baiano".

COB
Foram quatro medalhas individuais - ouro de Isaquias Queiroz, Hebert Conceição e Ana Marcela Cunha; prata de Bia Ferreira - e uma coletiva, ouro de Daniel Alves

O Incrível Hulk

O prêmio de melhor resgate de 2021 tem que ir pro Atlético-MG, que trouxe o atacante Hulk de volta ao futebol brasileiro depois de 15 anos fora. O jogador foi o artilheiro em toda a temporada de 2021 no país e também do Brasileirão.

Hulk
Sem dúvidas, ele foi a peça principal para que o Galo levasse a tríplice coroa, ao conquistar o Mineiro, o Brasileiro e a Copa do Brasil.

Bicampeão das Américas

Ser campeão da Libertadores não é nada fácil, mas ser campeão da Libertadores duas vezes no mesmo ano é missão impossível. Ou será que não? O Palmeiras venceu o Santos em janeiro e o Flamengo em dezembro e o que parecia inviável tornou-se realidade. Bicampeão das Américas em 2021 é título só do Porco!

Palmeiras
E só deu Brasil: na Sul-Americana, o Athletico-PR bateu outro brasileiro na final, o Bragantino, e levantou o caneco em novembro
Athletico

'Expulso' do vôlei

O jogador de vôlei Maurício Souza foi demitido do Minas Tênis Clube após declarações homofóbicas em protesto a uma nova história em quadrinhos do Super-Homem, em que ele aparece beijando outro homem.

Maurício
Ele chegou a entrar em embate com seu colega de seleção brasileira, Douglas, declaradamente gay, com quem dividiu quadra nas Olimpíadas de Tóquio. 

Na última volta

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, desbancou o todo poderoso britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, nas curvas finais e foi campeão da Fórmula 1 pela primeira vez.

Fórmula 1
Hamilton é heptacampeão, assim como o alemão Michael Schumacher, e estava em busca de se tornar o maior campeão da história em 2021.  

Vem aí!

Dois mil e vinte e um acabou e o calendário lotado vai deixar saudades para quem gosta de acompanhar o esporte. Mas é bom lembrar que, como as Olimpíadas aconteceram um ano depois do previsto, os fãs de futebol não vão precisar esperar dois anos para assistir ao torneio mais importante do planeta. Tem Copa do Mundo no Catar em 2022. E mais: já tem vidente dizendo que o hexa vem aí!

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp